“A Cultura do Mundo vai estar na Terra da Cultura”.
Com essa frase, a organização define o G20 da Cultura na Bahia, que ocorre de 4 a 8 de novembro em Salvador. O Governo da Bahia é o anfitrião do evento que reúne ministros da Cultura dos 20 maiores países em economia, além de nações convidadas e mais de 20 organizações internacionais, como UNESCO e UNCTAD.
Para acolher as delegações, a Secretaria de Cultura da Bahia preparou uma programação especial, que inclui o jantar temático de Cultura Popular, a Casa da Bahia no G20 – espaço para divulgação da cultura local e reuniões bilaterais –, e o concerto “Sinfonia Terra Brasilis”, com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, ao lado de artistas de todas as regiões do Brasil.
Escolhida para sediar o encontro após a nomeação do Brasil como presidente do G20, a Bahia traz uma experiência completa de sua diversidade cultural. “Nosso estado está preparado para receber da melhor forma as delegações, projetando nossa cultura para o mundo. Esperamos que o evento reforce a cultura como um pilar do desenvolvimento sustentável e das democracias”, afirma o Secretário de Cultura Bruno Monteiro.
Durante o G20 Cultura, as discussões giram em torno de quatro temas principais: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável; e Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural. Entre as atividades, destaca-se o seminário “Cultura e Mudanças Climáticas”, com reuniões ministeriais que culminarão na “Carta da Bahia”, documento orientador de políticas culturais internacionais.
Frans Krajcberg e Joias Negras
O encerramento ocorre em 8 de novembro com o concerto “Sinfonia Terra Brasilis”, reunindo a OSBA e artistas convidados, em uma celebração da riqueza cultural brasileira. No Centro de Convenções, a exposição “Frans Krajcberg” apresentará a trajetória do artista e ativista ambiental, enquanto o Museu de Arte Contemporânea da Bahia exibe “Dona Fulô e Outras Joias Negras”, que explora as produções artísticas da diáspora africana no Brasil.
Em paralelo ao G20, o Fórum de Dirigentes Estaduais de Cultura do Brasil acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Museu Tempostal, reunindo secretários e gestores culturais para discutir políticas públicas regionais.
Sobre o G20
O Grupo de Trabalho de Cultura do G20 foi criado em 2021, durante a presidência da Itália. Desde então, encontros ocorreram na Indonésia, Índia e, agora, no Brasil, que preside o grupo até 30 de novembro de 2024. A Cúpula de Líderes do G20 será em 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, com participação de 18 países membros, União Africana e União Europeia, totalizando mais de 130 reuniões em 15 cidades brasileiras.
Reunião de Ministros de Cultura e do Grupo de Trabalho de Cultura do G20
Quando: 4 a 8 de novembro (segunda a sexta-feira)
Onde: Centro de Convenções Salvador