Quatro filmes de longa-metragem da última safra de produções brasileiras estão na disputa do Troféu Tropeiro em diversas categorias no 15° Festival de Cinema da Lapa, um dos importantes celebrações do cinema nacional no Sul do Brasil.
-
Leia Também + Nova peça de Felipe Hirsch estreia em Fevereiro de 2025
O evento acontece de 7 a 10 de novembro, promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa numa das cidades com história mais bem preservadas do Paraná e um dos destinos turísticos mais procurados do estado. O Festival foi idealizado e é dirigido desde a sua primeira edição por Maria Inês Borges da Silveira, atual presidente da Accur – Academia de Cultura de Curitiba.
A partir do dia 7 de novembro (quinta-feira), serão exibidos 25 filmes de múltiplos gêneros, voltados para diversas faixas etárias, com a presença de atores, diretores e outras personalidades do audiovisual. O filme de abertura é Silvio, do diretor Marcelo Antunez, que encena momentos importantes da vida da maior celebridade da história de nossa televisão, Silvio Santos, recentemente falecido. No filme Silvio é interpretado pelos atores Rodrigo Faro e Vinícius Ricci, que estará presente à sessão.
Na sexta-feira (8), será atribuído o Troféu Tropeiro em homenagem ao ator Stepan Nercessian por sua carreira de mais de cinquenta anos no cinema e na TV do nosso país.
Stepan também é responsável pelo relevante trabalho social na presidência do Retiro dos Artistas, instituição centenária que acolhe artistas brasileiros idosos ou em situação de vulnerabilidade. Em seguida será apresentada a comédia Férias Trocadas, que é protagonizada pela atriz Carol Castro. O filme tem direção de Bruno Barreto, que já teve filme indicado ao Oscar.
No sábado (9), a grande atração vai ser o filme De Repente, Miss!, dirigido por Hsu Chien, numa sessão que vai contar com a presença da consagrada comediante Fabiana Karla e de Gianlucca Mauad, que foi o ator principal da novela A Infância de Romeu e Julieta e é um ídolo teen com mais de um milhão de seguidores no Instagram.
No domingo (10), à tarde, a atração principal vai ser o documentário Ninguém é Campeão Sozinho, que tem grande importância para a cidade da Lapa, porque conta a trajetória do goleiro Carlos Pierin, o Lalá, que nasceu e iniciou sua carreira na cidade, onde ainda residem muitos de seus parentes.
Lalá consagrou-se como um dos maiores jogadores da fase áurea do Santos Futebol Clube, num período em que Pelé era a estrela do time. Ele vai estar presente e será homenageado pelo festival e pela Prefeitura Municipal da Lapa. E na noite de domingo vai acontecer a cerimônia de encerramento, com a premiação dos filmes concorrentes de longa e curta-metragem, que disputam o Troféu Tropeiro em diversas categorias.
Atrações Musicais
Atrações musicais também fazem parte do cardápio do Festival, que neste ano vai apresentar o Quarteto de Cordas da Orquestra Ladies Ensemble na cerimônia de abertura. Na sexta-feira o ator e cantor Danilo Mesquita vai apresentar um pocket show com músicas autorais e na cerimônia de premiação o ator e cantor Daniel Del Sarto vai interpretar grandes canções que fizeram parte da trilha de filmes famosos.
Os alunos das escolas públicas da Lapa recebem atenção especial através de uma mostra de filmes de curtas-metragens infantis e da exibição do longa-metragem de animação Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca. O filme infanto-juvenil Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo vai ter uma exibição especial com acessibilidade adequada para jovens com deficiência visual ou auditiva.
O Festival de Cinema da Lapa sempre dá destaque especial para a produção paranaense, e nesta edição filmes de curta e média-metragem do estado vão ser exibidos em mostra competitiva e em sessão especial. Teremos também este ano a tradicional Sessão da Meia-Noite, com o longa-metragem paranaense A Macabra Biblioteca do Dr. Luchetti, que vai contar com a presença do diretor especialista no gênero horror Paulo Biscaia, e dos protagonistas do filme.
Além de oficinas do projeto Ações Educativas, realizadas em escolas lapeanas num período anterior ao festival, neste ano serão oferecidas à população em geral oficinas de Gravação de Vídeos com o Celular, e de Interpretação Para Cinema e TV Para Adolescentes.
Nesta edição o evento vai estar sediado no auditório da Secretaria da Educação da Lapa. Todas as atividades são inteiramente gratuitas, o que democratiza o acesso da população lapeana e de cidades vizinhas às sessões de filmes e oficinas, e permite o contato direto do público com personalidades do nosso cinema e da TV.
Acesse a programação completa pelo site do Festival.
Festival de Cinema da Lapa
Quando: 7 a 10 de novembro de 2024 (em diversos horários)
Onde: Auditório da Secretaria de Educação da Lapa (Rua Barão do Rio Branco, 1861 – Centro Histórico, Lapa – PR)
Quanto: entrada gratuita