A 2ª Mostra de Teatro Negro estreia nesta quinta-feira, 8 de novembro, em Curitiba e segue em cartaz até o dia 20 com uma programação inteiramente gratuita. O evento conta com 25 atrações, entre peças teatrais, ciclo de palestras e oficinas, realizadas em espaços culturais de Curitiba, como o Teatro Memorial de Curitiba, Solar da Cultura, Teatro Universitário de Curitiba (TUC) e Teatro Paiol. A iniciativa é organizada pelo diretor, produtor e ator Isidoro Diniz, ativista da presença cultural afro-brasileira no Paraná e no Brasil.
O objetivo da mostra é dar protagonismo à presença negra no cenário cultural de Curitiba e do Paraná e o evento destaca artistas e pensadores da cultura afro-brasileira em sua primeira edição presencial. Em 2021, a primeira edição foi online, em razão da pandemia. Segundo Diniz, o protagonismo negro na cultura ainda é limitado e, por isso, promover a arte feita por artistas negros é um ato de resistência. “É uma maneira eficaz de informar sobre a fundamental importância dos afrodescendentes na formação do nosso país”, explica ele.
Homenagem à poeta Laura Santos
A homenageada de 2024 é a poeta curitibana Laura Santos (1919-1981), pioneira em diversas frentes e conhecida por sua obra com temática erótica. Para celebrar sua vida e obra, a atriz e diretora curitibana Loara Gonçalves apresenta a performance “Eu Toda Fluida Sou” durante o evento.
Espetáculos da mostra
Com cinco espetáculos para adultos e dois para crianças, a programação inclui peças como “O Bom Crioulo,” “O Mestiço,” “Anjo Maldito” e “Surdo, Logo Existo,” além de mesas redondas, oficinas e performances. Entre os destaques está o autor e artista Salloma Salomão, que participa da peça “Fuzarca dos Descalços” e da mesa “Teatralidades Negras Contemporâneas.” Para o público infantil, os espetáculos “Enquanto Contava Chico Rei” e “Filhos do Vento” abordam questões raciais e trazem elementos de teatro de sombras, explorando contos africanos sobre amizade e respeito.
Encerramento no Dia da Consciência Negra
A mostra encerra sua programação no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, celebrado como o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. Realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, a mostra reforça a importância da cultura afro-brasileira no Paraná.
2ª Mostra de Teatro Negro
Atrações: 25 atrações incluindo peças teatrais, palestras e oficinas
Quando: De 8 a 20 de novembro de 2024
Onde: Teatro Memorial de Curitiba, Solar da Cultura, Teatro Universitário de Curitiba (TUC), Teatro Paiol – Curitiba, PR
Quanto: Gratuito