A primeira edição da Virada Sustentável em Curitiba acontece neste feriadão com mais de 100 atrações gratuitas. O evento propõe uma programação multicultural em eixos de cultura, ação e conhecimento.
+ Leia Também + Janine Mathias encontra Criolo em novo single
Durante estes quatro dias, a cidade será palco de intervenções visuais, apresentações circenses, oficinas, palestras, performances, entre outras atividades que promovem a sustentabilidade de forma criativa. Há todo uma programação de shows musicais com nomes importantes da cena contemporânea ( veja abaixo).
A Virada Sustentável, criada em 2011 em São Paulo, promove atividades lúdicas e artísticas para incentivar a sustentabilidade, com a participação de ONGs, coletivos, movimentos sociais, empresas e instituições de ensino.
Além de São Paulo, o evento já ocorreu em cidades como Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro, fortalecendo redes de transformação e impacto social. Em Curitiba, o evento usa locais icônicos como o Museu Oscar Niemeyer e a Praça Nossa Senhora da Salete para receber parte da programação.
Show e atrações
Na parte musical a abertura oficial acontece em 14 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, com show da Bananeira Brass Band e participação de Dharma Jhaz, Lele Farah e as Princesas do Ritmo.
Na sexta (15), o grupo curitibano Baquetá apresenta a peça “Bambere” com ritmos afro-urbanos, enquanto o Bloco Pretinhosidade se apresenta no mesmo dia à tarde. As 16h, Rúbia Divino e Dow Raiz se apresentam no estacionamento do Tribunal de Contas.
O sábado (16) começa com o Mandicuera Fandango Caiçara as 11h, passa para o show de Janine Mathias e Wes Ventura, às 14h e de Mariana Aydar com o sanfoneiro Mestrinho às16h.
No último dia, 17 de novembro, o evento inicia com uma prática de meditação guiada e encerra com DJs no Museu Oscar Niemeyer.
Ao longo da semana, instalações como “Eggcident”, de Henk Hofstra, e “Girassois”, de Eduardo Baum, estarão em exposição em locais como a Praça Generoso Marques e o Tribunal de Contas do Paraná.
1ª Virada Sustentável de Curitiba
Onde: Curitiba, em diversos pontos da cidade
Quando: 14 a 17 de novembro.
Quanto: Entrada gratuita