Começa nesta segunda-feira (18) o Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba (Festivale), um dos mais tradicionais eventos de artes dramáticas do país. O evento é realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e pela Prefeitura de São José dos Campos.
+ Leia Mais + Tony Tornado faz show histórico em Porto
O espetáculo de abertura do 38º Festivale será às 20h, no Teatro Municipal com a montagem de Tio Vania, de Anton Tchekhov, tradicional Grupo Tapa, de São Paulo (SP), que tem mais de 45 anos de atividades.
Ao todo, serão 33 apresentação de peças de teatro gratuitas em nove espaços culturais na cidade. De acordo com a Prefeitura de São José dos Campos, o Festivale recebeu a inscrição de 179 espetáculos de todo o país. Desse total, foram selecionadas 20 peças de diferentes gêneros.
Dos selecionados, são oito espetáculos de São José, oito de outras cidades paulistas e quatro de diferentes estados. As propostas selecionadas, além de São José dos Campos, são de Taubaté (SP), Pindamonhangaba (SP), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Itajaí (SC) e Florianópolis (SC).
Programação
Segundo a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o Festivale tem como objetivo agitar culturalmente a região da bacia do rio Paraíba do Sul, que se estende por parte do São Paulo e ao longo de quase todo o comprimento do estado do Rio de Janeiro e parte do estado de Minas Gerais.
A programação completa do evento pode ser acessada clicando aqui. O festival dura uma semana, com a maior parte das apresentações no período da noite, mas alguns dos espetáculos vão acontecer de manhã e de tarde.
O Festivale termina com o espetáculo Frida Kahlo, dia 24, às 20h, no Teatro Municipal. O solo traz o monólogo Frida Kahlo da atriz Christiane Tricerri com direção de Cacá Rosset.
Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba (Festivale)
Onde: nove espaços culturais de São José dos Campos
Quando: 18 a 24 de novembro; horários variados
Quanto: entrada gratuita; doações opcionais de farinha de trigo ou fubá