De hoje até quarta-feira (20), o primeiro feriado nacional do Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, o Fringe busca noticiar a maior parte dos incontáveis eventos que celebram a data pelo país, a começar pelo histórico evento promovido pelo Museu da Cultura Hip Hop RS, o primeiro da América Latina que tem o patrocínio master da Petrobras.

+ Leia Também + Foto de Quebrada; o olhar da Periferia 

No evento batizado de Encontro Black, o incrível museu de Porto Alegre vai receber ninguém menos que Tony Tornado & Banda Funkessência. Aos 94 anos anos, Tony Tornado é um ícone da cultura negra brasileira. Um dos astros da soul music nacional surgida no final da década de 1960, Tony tem uma carreira brilhante de seis décadas como ator de cinema, teatro e televisão.

Aos 94 anos, Tony Tornado faz show em Poro Alegre. Foto: Divulgação

A festa vai honrar a data histórica e contará com um show da genial Cristal, um dos grandes nomes do rap nacional, além dos grupos J.Clip, Big Boys e D’Moreno, que vão tomar conta da pista com muito rap, charme e breaking! E, para comer, vai ter feijoada angolana feita pela Chef Eliz!

Os visitantes também poderão conferir as exposições em cartaz, incluindo a imperdível Exposição Ga5: ResPirando Graffiti.

Tony Tornado

Tony Tornado começou a carreira no final dos anos 1950, cantando rock no programa “Hoje é dia de rock”, da Rádio Mayrink Veiga, com o nome artístico de Tony Checker. Depois, fez parte do lendário grupo de danças Brasiliana, com o qual excursionou pelo mundo durante dez anos.

Enquanto morava nos Estados Unidos, no início dos anos 1960, teve contato com o movimento negro americano liderado por nomes como Malcolm X e Martin Luther King, e conheceu Tim Maia.

De volta ao Brasil, no final dos anos 1960, atuou com o conjunto de Ed Lincoln e também como crooner em boates no Rio de Janeiro. Em 1970, a consagração nacional veio com a interpretação da canção “BR-3” (Antonio Adolfo e Tibério Gaspar) no V Festival Internacional da Canção, acompanhado pelo Trio Ternura.

No ano seguinte, lançou seu primeiro LP, Toni Tornado (ainda sem usar o Y no nome que usaria no futuro).

Em 2019, o LP foi relançado através de uma parceria entre as gravadoras Polysom e Universal Music. O disco original foi lançado em 1971, um ano após ter vencido o Festival Internacional da Canção. O relançamento foi distribuído pela coleção “Clássicos em Vinil”, contendo 12 faixas, as mesmas do original.

Em 1972, gravou mais um LP, com o mesmo nome contendo faixas icônicas.

Ainda na década de 1970, passou a se dedicar também à carreira de ator, destacando-se em minisséries e novelas de televisão, como “Jerônimo, o herói do sertão”, “Tchan! A grande sacada”, “Roque Santeiro”, “Agosto”, e em quase uma centena de filmes.

Desde 2009, voltou a se apresentar nos palcos de todo o país, cantando seus maiores sucessos, acompanhado da banda Funkessência e de seu filho, o cantor e ator Lincoln Tornado, com quem vai se apresentar em Porto Alegre.

Tony Tornado e Banda Funkessência, no Museu da Cultura Hip Hop RS

Onde: Museu da Cultura Hip Hop RS, Porto Alegre (Rua Parque dos Nativos, 545, Vila Ipiranga, Porto Alegre).

Quando: 20 de novembro, a partir das 14h.

Quanto: 1kg de alimento.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile