Um conflito de gerações as turbulências sociais de uma grande cidade da América Latina da década de 2010 são respectivamente o tema e o pano de fundo do espetáculo Uma Juventude Fascinante, novo espetáculo do diretor Diego Fortes que estreia no dia 5 de dezembro com temporada gratuita no Mini Guaíra

No palco, os atores Leandro Daniel, recentemente em cena na novela No Rancho Fundo da Rede Globo, divide cena com Gabriela Freire, com quem já contracenou no filme Entrelinhas, em papel que valeu prêmio para a atriz no Cine Pernambuco.

+ Leia Mais + Lei Rouanet: MinC bate recorde histórico de projetos em 2024

O texto é uma adaptação  da peça escrita pelo chileno Guillermo Calderón, um dos nomes mais importantes do teatro contemporâneo do continente.

Com humor ácido e reflexivo, a trama se passa em uma manhã, quando a única aluna que foi para a aula num dia de uma grande manifestação estudantil encontra como plateia um professor deprimido e mal-humorado e este encontro resulta em mudança de ideias sobre vida, futuro e posições políticas.

Originalmente intitulada Clase em espanhol, a peça estreou no Chile em 2008 e é o segundo texto do aclamado dramaturgo chileno dirigido por Fortes. Antes ele havia dirigido a montagem Dezembro que estreou na Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba em 2019.

“Este espetáculo desperta uma série de provocações em diversas esferas — emocional, social e política. A escrita de Calderón é um verdadeiro fenômeno, equilibrando de forma magistral a reflexão e a emoção. Trata-se de um texto que exige atores experientes e sensíveis e que, sem dúvida, suscitará muitas conversas entre o público após a apresentação”, disse o diretor Diego Fortes.

O Momento Ideal

Leandro Daniel conta que o convite para atuar na peça veio em 2013.  “Na época, não conhecia a dramaturgia do Calderón, mas o texto atendeu completamente às minhas expectativas artísticas, com uma narrativa ágil e uma visão crítica sobre as transformações sociais da América Latina”, comenta.

Segundo ele, a conexão com a peça foi se aprofundando ao longo dos anos. “Li e reli o texto diversas vezes, percebendo novas camadas a cada leitura. Hoje, aos 49 anos, sinto que estou no momento ideal para interpretar a personagem”, completa.

Para Gabriela, o convite para este novo projeto foi uma grata surpresa.“Foi um privilégio contracenar com o Leandro e voltar ao teatro com um texto tão bonito, que nos oferece um espaço seguro e honesto para refletir sobre nossas dores e sombras, tem sido maravilhoso. Cada ensaio e cada troca trazem aprendizados, não só sobre a cena, mas também sobre mim mesma”, revela.

Além das apresentações abertas ao público, o projeto conta com sessões fechadas com a participação de alunos e professores da rede pública de ensino, seguidas de bate-papos com a equipe, visando estimular a reflexão e diálogo sobre os temas abordados na peça.

Ainda, será oferecida uma oficina de dramaturgia, intitulada “Ferramentas Criativas para Dramaturgia”, ministrada por Diego Fortes, com inscrições gratuitas.

Uma Juventude Fascinante

Quando: de 5 a 22 de dezembro, com sessões de quinta a domingo às 19h30 às quintas, sextas e domingos, e sessões duplas aos sábados, às 17h e 19h30.

Onde: auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório do Teatro Guaíra), em Curitiba;

Quanto: entrada é franca e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão no próprio teatro.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile