Dois eventos agitam o primeiro feriado nacional do Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. Nas ruínas de São Francisco, será realizada a 11ª edição do Sarau Periférico, um evento gratuito organizado pelo Núcleo Periférico, coletivo que há uma década promove a cultura e a inclusão social na cidade.
+ Leia Também + No Cais do Valongo, documentário conta a história da Pequena África
Na casa Pagu, no centro, Café Cultural – Edição Angola, um evento dedicado à celebração da cultura africana. Ambos começam as 13h.
Nas Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem, o Sarau periférico tem programação que inclui apresentações de capoeira, batalhas de breaking e shows de artistas como DJ CRock, SÍNDROME, Mitay e o grupo DMN, referência no rap nacional. A programação se estende até as 21h, ainda com apresentações de Sombra, Funk Buia, Preta Rara e Lauren Priscila.
O evento acontece com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e conta com o financiamento do Prêmio Cultura Viva para Pontos e Pontões de Cultura, do Ministério da Cultura.
A décima edição do Sarau Periférico, realizada no ano passado, foi marcada por comemorações especiais. O deputado estadual Renato Freitas, fundador do Núcleo Periférico, celebrou o sucesso do evento e destacou sua importância cultural e social.
“A décima edição do Sarau Periférico veio pra fechar o ano com chave de ouro, comemorando 50 anos da cultura Hip Hop e 10 anos do coletivo Núcleo Periférico. […] Muito obrigado a todas as pessoas que ainda acreditam que é possível fazer a diferença e melhorar a vida das pessoas a partir da arte/cultura/política”, afirmou Renato na última edição.
Freitas agradeceu o envolvimento das comunidades Dona Cida, 29 de Março, Tiradentes 2 e Nova Primavera, que contribuíram para inaugurar o Centro de Recreação Infantil Isabeli, um marco no apoio à infância e juventude local.
Café Cultual Angola
Já o Café Cultural – Edição Angola, tem programação que inclui bate-papos com cinco convidados especiais, brasileiros e angolanos, que discutirão as conexões culturais entre Angola e Brasil.
Além disso, o público poderá assistir a apresentações musicais, com canções em português e kimbundu, e saborear um autêntico almoço angolano, com opções tradicionais e vegetarianas. Uma bebida especial, feita a partir de um fruto vindo diretamente de Angola, será servida para completar a experiência gastronômica.
Stephanie Fernandes, fundadora da Ventania Produções, destaca a importância de criar espaços de visibilidade para a cultura africana: “Queremos dar espaço e valor a essa cultura que vive em nossa história e é pouco visível na cidade.”
O Café Cultural se apresenta como uma oportunidade de reconexão e valorização da identidade negra, unindo gerações em torno de histórias e saberes que atravessam continentes.
O Dia da Consciência Negra
A inclusão do Dia da Consciência Negra como feriado nacional é o resultado de uma luta histórica. Em 2023, mesmo sem o reconhecimento oficial do feriado em Curitiba, movimentos e organizações locais se uniram para marcar a data com uma série de eventos, palestras e manifestações em prol da igualdade racial.
A data, que já era feriado em mais de mil municípios brasileiros, enfrentava resistência na capital paranaense, onde a Associação Comercial do Paraná argumentava que o feriado poderia impactar negativamente o comércio. No entanto, ativistas demonstraram o contrário, reforçando a importância desse dia para a valorização da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo.
Em dezembro de 2023, após anos de pressão popular e articulação política, o Congresso aprovou a lei que oficializou o Dia da Consciência Negra como feriado nacional, consolidando um marco para a luta pela igualdade racial no país.
Sarau Periférico
Quando: 20 de novembro de 13h às 21h
Onde: Ruínas de São Francisco, Largo da Ordem, Curitiba
Quanto: entrada gratuita
Café Cultural – Edição Angola
Onde: Casa Pagu – R. Benjamin Constant, 400 – Centro, Curitiba – PR, 80060-020
Quando: 20 de novembro de 2024, das 13h às 16h
Quanto: Ingressos disponíveis aqui: Meaple