A ideia de paraíso para uma fã de cinema não é muito diferente da Mostra de Cinema de Gostoso que começa nesta sexta (22), em São Miguel do Gostoso (RN), a100 km de Natal.
Um evento único no Brasil, pois exibe filmes a céu aberto na sala de cinema montada na paradisíaca na praia do Maceió. Grandes filmes, em cenário deslumbrante, com projeções de alta qualidade. O festival terá inicio às 20h30, com a exibição do curta-metragem Ministra do Lixo, da Mostra Coletivo Nós do Audiovisual.
Em seguida, acontece a sessão especial com a estreia do documentário “Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar Por Aí”, de Caio Cavechini e Evelyn Kuriki, sobre a carreira de Maurício Kubrusly e o diagnóstico da Demência Fronto Temporal (DFT) – condição que tirou a memória do jornalista.
+ Leia Também + Malu: um clássico instantâneo estreia nos cinemas
A Mostra de Cinema de Gostoso tem patrocínio master da Petrobras e está com curadoria nova: Janaína Oliveira, Mariana Souza e Carine Fiúza se juntam a Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld no trabalho de seleção dos filmes e de montagem da programação.
Ao longo de cinco dias, o público da Mostra de Cinema de Gostoso assistirá aos mais produções cinematográficas recentes em uma sala de cinema de alta tecnologia.
Com 700 espreguiçadeiras na praia de Maceió, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e 4K e som 7.1, a sala recebe exibições da Mostra Competitiva que concorrem ao Prêmio do Público, definido pelo voto do popular, e ao Prêmio da Crítica, concedido por jornalistas presentes na Mostra.
Mostra de Cinema de Gostoso
Na Mostra Competitiva, serão exibidos os longas-metragens: Tijolo por Tijolo, de Victória Álvares e Quentin Delaroche; O Deserto de Akin, de Bernard Lessa; Kasa Branca, de Luciano Vidigal e Manas, de Marianna Brennand.
Oito curtas farão parte da Mostra Competitiva: Yby Katu, de Geyson Fernandes, Jessé Carlos, Kaylany Cordeiro, Ladivan Soares e Rodrigo Sena; Hoje eu Só Volto Amanhã, de Diego Lacerda; Caluim, de Marcos Alexandre; Axé Meu Amor, de Thiago Costa; Bati da Vila, de Raquel Cardozo; Chibo, de Gabriela Poester e Henrique Lahude; Raposa, de Margot Leitão e João Fontenele e Pequenas Insurreições, de William de Oliveira.
A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Salinor e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Coca-Cola, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste.
Veja a Programação Completa:
Dia 23/11
20h30 – Sala ao ar livre
Tijolo por Tijolo
Documentário, 103 min, PE, 2024, Livre
Direção Victória Álvares e Quentin Delaroche
O Deserto de Akin
Ficção, 78 min, ES, 2024, 12 anos
Direção Bernard Lessa
Dia 24/11
20h30 – Sala ao ar livre
Bati da Vila
Documentário, 13 min, RN, 2024, Livre
Direção Raquel Cardozo
Hoje Eu Só Volto Amanhã
Animação, 24 min, PE, 2024, 12 anos
Direção Diego Lacerda
Caluim
Ficção, 11 min, BA, 2023, Livre
Direção Marcos Alexandre
Axé Meu Amor
Ficção, 18 min, PB, 2024, Livre
Direção Thiago Costa
Kasa Branca
Ficção, 95 min, RJ, 2024, 12 anos
Direção Luciano Vidigal
Dia 25/11
20h30 – Sala ao ar livre
Yby Katu
Ficção, 18 min, RN, 2024, Livre
Direção Kaylany Cordeiro, Jessé Carlos, Ladivan Soares, Geyson Fernandes e Rodrigo Sena
Chibo
Documentário, 18 min, RS, 2024, 10 anos
Direção Gabriela Poester e Henrique Lahude
Raposa
Ficção, 15 min, CE, 2024, 14 anos
Direção Margot Leitão e João Fontenele
Pequenas Insurreições
Ficção, 13 min, PR, 2023, Livre
Direção William de Oliveira
Manas
Ficção, 101 min, PE, 2024, 14 anos
Direção Marianna Brennand