A Orquestra Sinfônica do Paraná realiza dois concertos em homenagem ao centenário de morte de Giacomo Puccini. As apresentações, que marcam o encerramento da temporada 2024, acontecem no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), nesta quinta-feira (28), às 20h30, e no domingo (1º/12), às 10h30.

+ Leia também + Novo edifício do Masp amplia museu e muda cara da Avenida Paulista

O programa reúne clássicos como “La Bohème”, “Tosca”, “Madame Butterfly” e outras obras. Participam como solistas convidados os artistas brasileiros Martin Muehle, Ludmilla Bauerfeldt, Paulo Mandarino e Marly Montoni, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Teatro Guaíra recebe as duas últimas apresentações da OSP. Foto; Vitor Dias

Repertório

A apresentação, conduzida pelo maestro titular Roberto Tibiriçá, destaca árias que mesclam drama e poesia, elementos marcantes do compositor italiano. “Puccini romantizou a ópera com melodias poéticas que emocionam e marcam gerações”, ressalta Tibiriçá. As canções, interpretadas em italiano, terão legendas exibidas em painel de LEDs para facilitar a compreensão.

O repertório abre com o Prelúdio Sinfônico e segue com seleções de óperas icônicas como “Gianni Schicchi”, “La Rondine”, “Manon Lescaut” e “Turandot”. O encerramento promete uma celebração memorável ao legado do compositor, considerado um dos criadores do teatro musical moderno.

Ação inclusiva: Música Tátil

Na sexta-feira (29), às 14h, o projeto Música Tátil oferece uma experiência sensorial a pessoas cegas. A ação permitirá que participantes toquem nos instrumentos, percebam vibrações e conheçam mais sobre a música clássica. “Esse projeto reforça nosso compromisso com a inclusão e a formação de novas plateias”, afirma Samuel Ferrari Lago, presidente do Iaosp.

Repertório centenário: legado de Giacomo Puccini no Guaírão. Foto: Vitor Dias.

Legado de Puccini

Nascido em 1858, na Itália, Puccini é um dos maiores expoentes da ópera realista. Autor de 12 óperas e outras composições, destacou-se por obras que unem drama e lirismo. Morreu em 1924, deixando inacabada sua última ópera, “Turandot”, concluída em 1926 por Franco Alfano.

Concerto Puccini 100 Anos

Onde: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Quando: 28/11 (quinta-feira), às 20h30, e 1º/12 (domingo), às 10h30

Quanto: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia) | Vendas na bilheteria do Teatro Guaíra ou no site deubalada.com

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile