Fechado há sete meses para uma ampla reforma, o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro reabre ao público no próximo domingo (1º) com uma programação especial e a exposição ‘Uma História da Arte Brasileira’.
+ Leia Mais + 7 Motivos que fazem o Festival de Brasília 2024 especial
As obras de revitalização prepararam o museu para ser a sede da reunião da cúpula do G20 que terminou na semana passada e recebeu os líderes das maiores economias do mundo.
Este grupo de diplomatas e chefes de governo e de Estado teve a sorte de visitar em primeira mão a exposição – com curadoria Pablo Lafuente e Raquel Barreto – que faz um percurso pela história da arte moderna e contemporânea brasileira por meio das obras mais importantes do acervo do MAM Rio.
A mostra ocupa um novo espaço do museu: Bloco Escola, ao lado da Cinemateca do MAM e do café e bar, Cantina do MAM. O espaço expositivo do projeto estará fechado para montagem da nova exposição que abrirá em 2025.
História da Arte Brasileira
A exposição Uma História da Arte Brasileira, reúne obras de artistas que protagonizaram as primeiras seis décadas do século 20 – momento criativo importante na arte brasileira que misturou temas eruditos e populares e perspectivas tradicionais e cosmopolitas.
Entre os movimentos destacados está o modernismo das décadas de 1920/40, o concretismo, que emergiu nas décadas de 1950/60, o protagonismo continuado de artistas mulheres e as obras com conotação política das décadas de 1960 e 1970.
Visitas Petrobras
No domingo (1º) às 11h, a curadora-chefe e o diretor artístico, respectivamente, Raquel Barreto e Pablo Lafuente, farão uma visita mediada à exposição Uma história da Arte Brasileira, apresentando o conceito curatorial da mostra e falando sobre os desafios de pensar uma exposição para a Cúpula do G20.
Mais tarde, às 15h, há outra visita guiada com foco no prédio e nos jardins do MAM Rio, projetados por Affonso Eduardo Reidy e Roberto Burle Marx. Nela, o público poderá acessar o prédio vazio, observando seus detalhes, e os jardins renovados, acompanhados por Renata Sampaio e Shion L, gerente e coordenadora de Educação e Participação do museu.
As Visitas Petrobras são patrocinadas pela Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
História do MAM Rio
Criado em 1948, no recém-construído aterro do Flamengo, o MAM Rio tem projeto pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, com jardins assinados por Roberto Burle Marx. O Museu tem mais de 16 mil obras e abriga a Cinemateca do Rio.
As obras de reforma, feitas pela Prefeitura do Rio, tiveram um custo de R$ 32 milhões. Fachadas, áreas internas e elevadores foram modernizados, enquanto o exterior ganhou nova iluminação, 70 câmeras de segurança adicionais e a revitalização do Jardim de Ondas (ou Jardins Copacabana), que agora exibe o traçado original desenhado em 1958.
+ Conheça toda a programação gratuita da Educação e Participação do MAM Rio +
Entre as intervenções realizadas, destacam-se a limpeza dos cobogós, a regularização das muretas da laje — agora com pedras de granito restauradas —, a impermeabilização de pisos e jardineiras, a modernização da infraestrutura elétrica e reformas em pisos, paredes e tetos internos. A antiga sala de depósito de filmes no Bloco Escola foi completamente restaurada, assim como o célebre chafariz à frente do museu.
Exposição ‘Uma História da Arte Brasileira’
Onde: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Quando: abertura em 1º de dezembro, Visita Petrobras às 11h
Quanto: entrada gratuita