Uma tradição de fim de ano que não se quebra é a temporada popular em Belo Horizonte que o Grupo Corpo faz antes de sair de férias. Neste final de 2024, a extraordinária companhia encena dois dos balés mais notáveis do seu repertório: Gil Refazendo (2022) e Benguelê (1998).
+ Leia Mais + “A literatura está nas ruas”, diz Luci Collin
As apresentações serão de 5 a 8 de dezembro, no Cine Theatro Brasil. As montagens têm músicas criadas, respectivamente, por Gilberto Gil e João Bosco.
Grupo Corpo: temporada popular
Gil Refazendo explora temas brasileiros e ancestrais da música de Gilberto Gil. É um espetáculo criado durante a pandemia, e, por isso, por contraste, os cenários são floridos e leves.
Na música, surgem frases e temas de canções de Gilberto Gil – retrabalhadas, mas totalmente reconhecíveis nas suas variações, sobre tambores ancestrais, distorções do aparato eletrônico, afoxé, modinha, berimbau e um naipe de sopros de pegada jazzística.
Já Benguelê traz uma trilha composta por João Bosco, imersa em um clima de festa popular e brasilidade. A coreografia, aliada ao cenário dos irmãos Rodrigo e Paulo Pederneiras, traduz para o palco o malemolente e percussivo violão de Bosco, exaltando o passado africano e suas profundas raízes na cultura brasileira.
Nos primeiros três quartos do espetáculo, o rito afro, o jogo de roda, a quadrilha, os cortejos e as danças dos devotos se misturam. Já o final é pura festa, com a coroação do Rei do Congo explodindo em cores e alegria.
Sinônimo da melhor dança contemporânea brasileira desde a década de 1970, o Grupo Corpo conta com mais de 40 coreografias em seu repertório e já percorreu o mundo levando sua singular arte brasileira.
‘Gil Refazendo’ e ‘Benguelê’, do Grupo Corpo em temporada popular
Onde: Cine Theatro Brasil, Belo Horizonte
Quando: de 5 a 8 de dezembro
Quanto: valores variáveis de acordo com o setor, aqui.