A terceira edição do Fotofestival SOLAR será realizada de 11 a 15 de dezembro, com programação gratuita em Fortaleza e no Crato. O evento une fotografia, arte e cultura, destacando reflexões sobre o Brasil contemporâneo. Organizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte, o festival propõe uma programação nos espaços culturais da Rede Pública do Ceará (Rece).
+ Leia Também + Cine Passeio, cinema de rua de Curitiba, tem a maior taxa de ocupação do país
Equipamentos como a Pinacoteca do Ceará, Estação das Artes, Museu da Imagem e do Som (MIS), KUYA – Centro de Design do Ceará e o Centro Cultural do Cariri receberão exposições, shows e debates. Entre os convidados estão Jorge Bodanzky, João Moreira Salles, Alfredo Jaar e Graciela Iturbide.
Exposições
O festival apresenta 10 mostras. Destaque para “Delírio Tropical”, com mais de 130 artistas, na Pinacoteca, e “Que país é esse?”, que explora a ditadura militar através das lentes de Bodanzky. Já “Vermelho Vivo”, no MIS, convida à reflexão sobre liberdade e revolução por meio de imagens e poesia. “Ali onde as imagens são o nome das coisas”, no KUYA, propõe uma conexão entre literatura e fotografia.
No Crato, a exposição “NAGUAL” apresenta o trabalho de Graciela Iturbide. A abertura contará com a Dança do Coco, tradição quilombola da Comunidade Souza.
Programação musical
O festival inclui conversas, oficinas e debates com artistas e curadores. Destaques incluem discussões sobre fotolivros e a relação entre imagem e palavra. Shows de Ana Frango Elétrico, Letrux e Esdras Nogueira com seu tributo instrumental ao álbum Transa, de Caetano Veloso, integram a agenda musical. Criado em 2018 por Tiago Santana, o Fotofestival SOLAR já recebeu mais de 65 mil visitantes em edições anteriores
Veja a programação completa aqui.
Fotofestival SOLAR 2024
Onde: Fortaleza (Pinacoteca do Ceará, Estação das Artes, KUYA e outros) e Crato
Quando: De 11 a 15 de dezembro
Quanto: Entrada gratuita