Arte contemporânea feita em Pernambuco é a matéria da exposição Isso Foi um Estrondo? que ccupa as salas de exposições da Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus, município do Agreste Central, a 204 km da capital, que entra em cartaz nesta quinta-feira (12).
+ Leia Mais + Dalton nas Telas: como foram as adaptações para o cinema?
Nesta segunda edição da mostra, quatro propostas representam diversas cidades do Estado. Videoinstalação, vídeo, instalação, fotografia, performance, bordado, tecelagem e mural coletivo são algumas das formas e linguagens da mostra plural de artes visuais.
A mostra reúne Irma Brown, Milena Travassos, Elvira Freitas, Luam Lim e Tássio Melo, cada um com trabalhos importantes e muito diferentes entre si, dentro das vertentes acima citadas.
“A primeira edição da mostra Isso Foi um Estrondo? (de junho a agosto deste ano) fez mais do que jus ao nome, resultando em um grande sucesso”, disse a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula. “Correspondeu além de nossas expectativas, principalmente nos objetivos de ampliação de recursos para fomento e incentivo das diversas linguagens culturais e na democratização da cultura”, afirma.
Casa de Câmara e Cadeia
A Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus foi construída em 1847, possivelmente com projeto do engenheiro francês Louis Vauthier, o mesmo responsável pelo projeto do Teatro de Santa Isabel, no Recife. A edificação segue a arquitetura neoclássica da época e o programa de prédios dessa natureza.
Atualmente, ainda se conseguem compreender, nos pavimentos, as funções de Câmara (1º pavimento) e Cadeia (térreo), inclusive encontrando as camas dos detentos que cumpriam pena no edifício até a década de 1990.
O atual centro cultural dispõe de 18 ambientes que, juntos, somam 660 m² disponíveis para diversos tipos de atividades culturais. A Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus é um monumento tombado pela Fundarpe.
Exposição ‘Isso Foi um Estrondo?’
Onde: Salas da Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus (Rua Maestro Tomás de Aquino, nº 60, bairro Nossa Senhora do Bom Conselho, Brejo da Madre de Deus-PE).
Quando: de 12 de dezembro de 2024 a 21 de março de 2025, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e sábado e domingo mediante agendamento.
Quanto: entrada gratuita