Está nas ruas, parques e teatros de Curitiba a terceira edição da Telúrica – Festival Feito por Palhaças, festival que recebe a palhaçaria feita por artistas de diferentes regiões do Brasil, tecendo um mosaico vibrante de pluralidades.

Espetáculo Metamorfosa é uma atração do festival. Foto: Fábio Alcover

Desde que surgiu em 2019, a Telúrica tem como propósito repensar a cena da palhaçaria e a produção cultural feitas por mulheres, incentivando a criação de redes entre artistas e desenvolvendo modos de gestão colaborativa.

+ Leia Mais +

O mote da 3ª edição atravessa passado, presente e futuro, com o desejo de continuidade e consolidação enquanto festival. A programação promove reencontros entre artistas que estiveram em edições anteriores, aquecendo conexões e se abrindo para boas surpresas.

Cabaré, cortejo e festa

Até o dia 15 de dezembro, a Telúrica oferece espetáculos, cabarés, oficinas, cortejo, bate-papos, cinema e uma festa de encerramento. As atividades acontecem em diferentes endereços: a Alfaiataria Cultural recebe as oficinas; a Caixa Cultural Curitiba, os bate-papos e espetáculos; e a Praça Santos Andrade e o Passeio Público apresentam espetáculos de rua. O Teatro do Memorial recebe o espetáculo de encerramento.

Um cortejo musical, resultado das oficinas do festival e aberto a participações, atravessará o calçadão da Rua XV, movimentando e encantando o centro da cidade. Haverá ainda a exibição de um documentário no Teatro da Vila, no CIC.

A Tarântula Transita. Foto: Gabriel Augusto

Entre os convidados estão artistas de diferentes gerações, vindos do Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Equador.

Passando o Chapéu

Todas as atrações são realizadas com contribuição espontânea no chapéu, o que permite entrada gratuita e abre possibilidades de contribuições diversas, democratizando o acesso à arte. Idealizado e organizado por um grupo de palhaças e produtoras culturais em formato colaborativo, a Telúrica começou a nascer em 2018.

“Em outros festivais as pessoas indagavam sobre o movimento de palhaçaria em Curitiba e também sobre as palhaças da cidade. Foi então que, para fomentar a rede de artistas e novos modos de pensar e produzir festivais, nos unimos buscando fortalecer a arte da palhaçaria, produção e técnica nesse meio”, contam as idealizadoras desta edição, entre elas Biaflora Lima (Palhaça Melanina), Camila Jorge (Palhaça Carmela), Karina Flor (Palhaça Skarlate), Larissa Lima (Palhaça Siriema), Lucri Reggiani (Palhaça Bisnaga), Má Ribeiro (Safo), Thays Teixeira (Palhaça Mina) e Yara Rossatto (Palhaça Solara).

Telúrica – Festival Feito por Palhaças – 3ª Edição

Quando: de 10 a 15 de dezembro de 2024

Onde: Caixa Cultural Curitiba (R: Conselheiro Laurindo, 280); Espaço Fantástico das Artes (R. Trajano Reis, 41), Teatro da Vila (Davi Xavier da Silva, 451), Teatro do Memorial (R. Dr. Claudino dos Santos, 79), Praça Santos Andrade e Passeio Público

Quanto: contribuição espontânea no chapéu com ingressos distribuídos uma hora antes do início de cada atividade

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile