Com 10 filmes do mais original cineasta brasileiro, a mostra José Mojica Marins Restaurado estreia em São Paulo, no Instituto Moreira Salles, apresentando tanto os clássicos como filmes raros do mestre do terror brasileiro restaurados em 4K.

Nesta sexta-feira 13, serão projetados os três títulos da trilogia (que além de “Encarnação…” tem “À meia-noite levarei sua alma”, de 1964, e “Esta noite encarnarei no teu cadáver”, de 1967). A Mostra segue até o dia 22 de dezembro. Veja a programação completa aqui.

+ Leia Mais + Teatro Nacional de Brasília reabre com programação especial 

A restauração inédita, feita a partir dos negativos originais, foi um trabalho coordenado por Paulo Sacramento em um trabalho que durou os anos de 2022 e 2023 e  celebra a carreira de Mojica, ícone do cinema fantástico brasileiro.

O cineasta marcou o Brasil em 1964 com À meia noite levarei sua alma, apresentando o icônico Zé do Caixão, o coveiro em busca da mulher perfeita para perpetuar sua linhagem. A saga de Zé continuou em Esta noite encarnarei em teu cadáver (1967) e Encarnação do demônio (2008), fechando a trilogia após 44 anos!

Zé do Caixão não foi apenas um personagem de filme, ele se transformou em um ícone pop, com presença na TV, em quadrinhos e até em discos. Embora tenha explorado diversos gêneros, Mojica deixou seu legado eterno no terror.

Veja abaixo a programação da mostra:

À Meia Noite levarei sua alma (1964)

O agente funerário Zé do Caixão, na expectativa de gerar um filho perfeito, não hesita em assassinar mulheres e homens que atrapalhem a concretização de seu desejo. Primeiro filme da trilogia/saga do personagem Zé do Caixão, apontado pela Abraccine na primeira posição em seu livro Cinema fantástico brasileiro – 100 Filmes Essenciais.

Esta noite encarnarei no teu cadáver (1967)

Zé do Caixão tenta encontrar, por meio de testes de sadismo, a donzela que gestará seu filho perfeito. Segundo filme da trilogia de Zé do Caixão, com a célebre sequência do inferno de gelo filmado em cores (o restante do filme foi realizado em preto e branco).

O estranho mundo de Zé do Caixão (1968)

Três histórias curtas de terror. Assaltantes invadem a casa de um senhor de idade e descobrem um terrível segredo por trás da confecção de suas bonecas. Um vendedor de balões apaixona-se de forma obsessiva por uma mulher desconhecida. Através de canibalismo e sadomasoquismo, o professor Oãxiac Odéz tenta provar suas teorias macabras acerca do comportamento humano.

O despertar da besta (1969)

Um psiquiatra injeta LSD em quatro voluntários para estudar os efeitos da substância em pessoas sob a influência da imagem do perverso personagem Zé do Caixão. Filme proibido em sua íntegra pela censura, liberado apenas em 1986, com novo nome.

Finis Hominis – O fim do homem (1971)

Um homem completamente nu emerge do mar e caminha tranquilamente pelas ruas da cidade, causando espanto geral e sendo reconhecido pela população como um messias moderno, capaz de operar milagres.

Quando os deuses adormecem (1972)

Continuação da saga do misterioso personagem Finis Hominis, estranha figura que conscientiza os homens do caminho correto para a humanidade. Raríssimo filme de Mojica, resgatado pelo projeto de restauro de sua obra graças à existência de uma única cópia no acervo da Cinemateca Brasileira.

A estranha hospedaria dos prazeres (1975)

Filme com direção de Marcelo Motta, mentor do projeto que abandonou as filmagens fazendo com que Mojica assumisse o filme e o finalizasse, sem ser creditado. Durante uma noite de tempestade, várias pessoas se abrigam numa estranha hospedaria de beira de estrada, revelando seus problemas afetivos e sexuais. Marcelo Motta,

Inferno carnal (1976)

Raquel atira em seu marido Jorge um vidro de ácido e foge com seu amante. Porém Jorge não morre e passa a seguir de longe os passos da cruel esposa, articulando sua vingança.

Delírios de um anormal (1978)

Obcecado pela figura de Zé do Caixão, um psiquiatra passa a ter delírios nos quais sua esposa é raptada pela malévola criatura. José Mojica Marins, o criador do personagem, procura auxiliá-lo e por meio de hipnotismo provoca uma luta ferrenha entre as forças do bem e do mal.

Encarnação do demônio (2008)

Após 40 anos preso, Zé do Caixão é finalmente libertado e persegue convicto a meta que o levou à prisão: encontrar a mulher ideal para gerar seu filho perfeito. Último filme da trilogia/saga do Zé do Caixão, iniciada 44 anos antes com o filme À meia noite levarei sua alma.

Como foi o restauro

A programação da mostra inclui uma palestra na próxima quarta com Paulo Sacramento, coordenador técnico e artístico do restauro dos filmes de José Mojica Marins, faz uma apresentação sobre as possibilidades técnicas atualmente disponíveis para o restauro de filmes antigos, bem como apresenta um painel sobre as dificuldades e resultados alcançados neste projeto específico.

Ao longo do encontro serão exibidos exemplos concretos das condições em que encontrou os materiais, cotejando-os com a versão definitiva resultante desse trabalho. O restauro dos filmes apresentados na mostra foi realizado de modo contínuo ao longo de dois anos (2022 e 2023) no laboratório CineColor, em São Paulo, sendo lançado mundialmente (EUA e Europa) no formato de blu-ray no início de 2024.

As obras, restauradas entre 2022 e 2023, foram financiadas pela distribuidora americana Arrow Films, ao custo de R$ 1 milhão. Lançadas em Blu-ray nos Estados Unidos e na Inglaterra em janeiro de 2024, as cópias foram exibidas pela primeira vez em abril, durante uma mostra promovida pela embaixada brasileira em Madrid, na Espanha.

Mostra José Mojica Marins Restaurado

Onde: IMS Paulista

Quando: de 13 à 22 de dezembro

Quanto: Entrada gratuita.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile