“Vidas em Movimento, Orgulho que Sustenta”. É a partir deste mote que será realizado, nesta sexta (20) e sábado (21), o Festival Ceará da Diversidade. Voltado à visibilidade, cidadania e representatividade de pessoas LGBTI+, o evento ocupa o Complexo Cultural Estação das Artes com programação gratuita.
+ Leia Também + Tudo sobre as músicas mais antigas já feitas no Brasil
Entre os destaques, estão as apresentações musicais de Luiza Nobel, Makem, Vanessa A Cantora, Daniel Peixoto, Getúlio Abelha e Johnny Hooker, além do lançamento do projeto piloto do Programa Empodera+ e homenagens.
Idealizado pela Secretaria da Diversidade do Ceará, em parceria com a Secretaria da Cultura e o Instituto Mirante, o festival reúne ações de arte, cultura, economia criativa e solidária, empregabilidade e cidadania.
As atividades se espalham por diferentes espaços do complexo. A parte musical se concentra na Estação das Artes, nos palcos Noélio e Condessa, nomeados em homenagem a figuras importantes da arte transformista e cultura LGBTI+ no Ceará. O local recebe também a ball “Cunty Cearense Function” e a Unidade Móvel de Atendimento à População LGBTI+ Dandara Ketley, que facilita o acesso a serviços especializados de cidadania e saúde.
Na Pinacoteca do Ceará, haverá o lançamento do Programa Empodera+, do Governo Federal, voltado à inclusão da população LGBTQIA+ na educação, qualificação profissional e mercado de trabalho. O espaço recebe ainda aula magna de Symmy Larrat, Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
O Auditório da Secult abrigará o encontro “Futuro LGBTI+: Empreendedorismo, inovação e economia criativa”. A Kuya – Centro de Design do Ceará promove oficinas de customização e grafismos indígenas, feira de design autoral e o encontro “LGBTalk – Conversa entre autores”.
Festival Ceará da Diversidade
Onde: Complexo Estação das Artes (rua Dr. João Moreira, 540 – Centro);
Quando: sexta, 20, e sábado, 21;
Quanto: Entrada gratuita.