O Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IABsp) premiou a exposição “Línguas Africanas que Fazem o Brasil” na 26ª Premiação IABsp – 2024, na categoria Arquitetura Efêmera Eixo II – Interiores e Design. Este reconhecimento destaca iniciativas que impulsionam a produção de arquitetura e urbanismo no país.
A mostra, que fica em cartaz até 9 de fevereiro no primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa, foi concebida pela Stella Tennenbaum Projetos. Sua expografia é projetada para desdobrar o conceito curatorial de forma imersiva, conectando significados e simbologias por meio de obras, sons e sentidos que convidam o público a interagir e explorar.
+ Leia Também + Sete filmes brasileiros que vão estrear em 2025
Com curadoria de Tiganá Santana, a exposição destaca a influência das línguas africanas no português falado no Brasil, especialmente as do grupo bantu, iorubá e fon. Termos como “minhoca”, “cafuné” e “fofoca”, entre outros, são exemplos de palavras de origem africana que enriquecem nosso vocabulário.
O público também encontra obras de artistas como Aline Motta e J. Cunha, além de vídeos de manifestações culturais de grupos influenciados pela herança africana. Entre as instalações interativas, uma permite que os visitantes falem palavras como “exu”, “acarajé” e “zumbi”, surpreendendo-se com suas origens.
A exposição conta com o patrocínio máster da Petrobras e apoios do Grupo CCR, Instituto CCR, Instituto Cultural Vale, John Deere Brasil, Itaú Unibanco, Grupo Ultra e CAIXA, todos via Lei Rouanet.
Mais prêmios para o MLP
O reconhecimento do IABsp se soma a outras conquistas do Museu da Língua Portuguesa. Um móbile interativo da mostra “Essa Nossa Canção”, que representava vocalizações comuns na música brasileira, recebeu a medalha de Ouro no 14º Prêmio Brasileiro de Design, na categoria Design de Ambientes – Instalações e Exposições.
Criada pelo estúdio Rex, com curadoria de Carlos Nader e Hermano Vianna, e consultoria de José Miguel Wisnik, essa mostra ficou em cartaz de julho de 2023 a março de 2024. Assim como outras exposições do Museu, ela contou com o patrocínio máster da Petrobras.
Exposição Línguas Africanas que Fazem o Brasil
Quando: Até 9 de fevereiro, terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
Quanto: R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia). Entrada gratuita para crianças até 7 anos, aos sábados e domingos (até 31 de janeiro). Ingressos na bilheteria e pela internet.
Onde: Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz, centro, São Paulo