Uma atualidade que talvez só os riffs de guitarra possam contar com precisão. Ao longo da história, o rock sempre foi tido como um movimento de rebeldia e contracultura. Uma forma de protesto em suas mais variadas vertentes, dentro ou fora do Brasil.
+ Leia Também + Sete filmes brasileiros previstos para estrear em 2025
Em um mundo atual, recheados de mazelas, nada mais Rock n’ Roll do que unir esses riffs com a personalidade inconfundível de um dos maiores ícones do Brasil, Ney Matogrosso. E é isso que o disco Canções Para Um Novo Mundo, da banda Hecto em parceria com o ídolo do Secos & Molhados, traz ao longo das suas nove faixas.
Em uma história contada com uma certa dose de fúria, poesia e esperança, a faixa Pátria Gentil é um belo abre alas de um desfile que soma as dores do mundo. E é um desfile duro, potente e com certa dose de inquietude, ou seja, tudo o que precisa ser dito em dias tão sombrios. As composições são de Guilherme Gê, algumas delas em parceria com Paulo Sérgio Valle, Mauro Santa Cecilia, Déa Moura e Sérgio Britto (Titãs).
“Todos nós trazemos essa vontade de mudança, a natureza é mudança o tempo inteiro, assim como o universo. Um mundo onde cada um faz sua mudança interna, para que o todo também possa mudar. Esse é o “novo” que a gente quer,” define Gê, vocalista da banda.
E continua: “convidar Ney Matogrosso, um dos maiores intérpretes da MPB, pra gravar um álbum e dividir os vocais com ele em todas as faixas – parecia ser impossível, mas trazendo o pensamento de uma canção nossa: “o sonho é o que toca a vida no mundo”. O sonho se tornou realidade, e a mágica aconteceu nas nove faixas deste álbum, com uma conexão muito maior e mais profunda do que eu imaginava. Ney caiu de cabeça no álbum e claro, o projeto se transformou profundamente, foi o começo de uma grande parceria. Além disso, a generosidade e tranquilidade dele no processo todo é um aprendizado pra qualquer artista.
O álbum produzido por Guilherme Gê, conta com participação de grandes nomes da música, como Frejat, na faixa ´Solaris´, Ana Canãs em ´O Amor Vem Antes De Tudo´ e Will Calhoun, baterista do Living Colour, na música ´Pátria Gentil´. Destaque também para ´Monólogo´ um poema de Paulo Sérgio Valle musicado por Gê e Sérgio Britto. “As parcerias não poderiam ser mais perfeitas e exatas para cada música, isso não é nada comum”, ressalta Gê.
Ouça: