Há 40 anos, no dia 11 de janeiro de 1985, começava o primeiro Rock in Rio, na antiga Cidade do Rock, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A edição inaugural, que durou 10 dias e atraiu 1,38 milhão de pessoas, foi um marco cultural no Brasil. Com 15 atrações nacionais e 16 internacionais, como Queen e AC/DC, o festival impulsionou o país no cenário global de grandes shows.
+ Leia Também + Do Tropicalismo aos Parangolés, livro conta a trajetória de Hélio Oiticica
No último sábado (11), a superprodução ‘Rock in Rio 40 anos – O Musical’, dirigida por Charles Möeller e Claudio Botelho, estreou na Cidade das Artes, no Rio, celebrando o legado do festival. O espetáculo segue em cartaz até 23 de fevereiro, com trilha sonora supervisionada por Zé Ricardo e elenco de 30 atores, como Rodrigo Pandolfo, Malu Rodrigues e Bel Kutner. Uma banda ao vivo, liderada pelo maestro Marcelo Castro, acompanha os números.
Se a vida começasse agora
O musical revisita os meses finais de 1984 e os primeiros dias de 1985, quando o empresário Roberto Medina reuniu esforços para criar um festival de proporções inéditas no Brasil. Em meio a um Rio de Janeiro em transformação, a narrativa mostra os desafios enfrentados pela equipe, desde a falta de patrocinadores até as dificuldades estruturais do terreno em Jacarepaguá.
Trilha sonora
Mais de 40 sucessos fazem parte do repertório, incluindo ‘Live and Let Die’ (Guns N’ Roses), ‘We Will Rock You’ (Queen) e ‘Firework’ (Katy Perry), além de clássicos nacionais como ‘Alagados’ (Paralamas do Sucesso) e ‘Vou Deixar’ (Skank). A trama é conduzida pelas memórias de Elizabeth (Bel Kutner), que revive sua juventude (Malu Rodrigues) enquanto trabalhava na agência de Roberto Medina.
Rock in Rio 40 anos – O Musical
Onde: Cidade das Artes – Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Quando: Até 23 de fevereiro de 2025. Quintas e sextas, às 20h; sábados e domingos, às 15h e 19h
Quanto: Consulte valores e disponibilidade no site oficial.