A cidade de Tiradentes (MG) abre o calendário do cinema brasileiro ao receber, entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025, a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos grandes eventos do audiovisual nacional contemporâneo, com mais de 100 filmes, com muitas pré-estreias, mostras temáticas e diversas atividades culturais.

+ Leia Também + Como o Festival de Curitiba antecipou o Big Brother 

Gratuito e em formato híbrido, o evento promove um espaço de formação e reflexão reunindo cineastas, críticos, acadêmicos, estudantes e espectadores. Além das exibições, o público poderá participar do Seminário do Cinema Brasileiro, do Fórum de Tiradentes, de oficinas, performances e rodas de conversa.

O longa Milton Bituca Nascimento está na Mostra Tiradentes. Foto: Divulgação

“A Mostra Tiradentes mantém sua essência como plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo e como espaço de inovações. Promovemos debates sobre políticas públicas no audiovisual e apresentamos tendências que refletem questões sociais, culturais e estéticas”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral da Mostra.

Tema central: Que cinema é esse?

A edição de 2025 propõe a temática “Que cinema é esse?”, uma reflexão sobre a diversidade do cinema brasileiro e suas narrativas. A curadoria busca destacar produções fora do circuito tradicional, valorizando filmes que revelam a multiplicidade e complexidade do audiovisual nacional.

‘Quantas Histórias Cabem numa História?’: filme da Mostra Tiradentes

Segundo o curador Francis Vogner dos Reis, a proposta da temática é provocar novas perguntas e explorar olhares contrastantes. “Não é possível construir um novo audiovisual ignorando experiências existentes, muitas vezes à margem das políticas públicas e do mercado. O cinema brasileiro precisa se arriscar a criar formas e perspectivas, tanto na produção quanto no debate público”, afirma.

A Mostra se consolidou como referência ao incentivar a liberdade criativa e a imaginação de novos mundos, funcionando como um laboratório de ideias para o cinema nacional.

Homenagem a Bruna Linzmeyer

A atriz Bruna Linzmeyer, reconhecida por sua versatilidade e coragem artística, será a grande homenageada da 28ª edição. Com uma carreira que transita entre o cinema independente e produções televisivas, Bruna se destacou em papéis marcantes como os filmes “Medusa” (2023) e “Cidade; Campo” (2024).

A homenageada Bruna Linzmeyer no filme ‘Alfazema’. Foto: Divulgação

Além de longas-metragens, sua trajetória inclui curtas premiados como “Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui” (2021) e “Se Eu Tô Aqui é Por Mistério” (2024). Durante o evento, um recorte de sua filmografia será exibido em sessões presenciais e online.

“Bruna é uma atriz que traduz a potência de sua geração. Com escolhas corajosas, ela se vincula às lutas sociais e à criação de uma arte inventiva e provocadora”, elogia Francis Vogner dos Reis.

Sobre a Mostra Tiradentes

O filme ‘Sem Vergonha’ é destaque na Mostra vertentes. Foto: Divulgação

Mais do que um festival, a  Mostra de Cinema de Tiradentes é uma plataforma de lançamento para o cinema brasileiro contemporâneo.  Além das exibições, o evento oferece atividades como a Mostrinha de Cinema, o Conexão Brasil CineMundi, oficinas e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita, proporcionando acesso democrático ao que há de mais inovador no cinema nacional.

28ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Onde: Tiradentes (MG) e online
Quando: 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025
Quanto: entrada gratuita

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile