A Viradinha da Thelema acontece no próximo sábado (08), no Espaço Thelema, no Centro de Vitória (ES). O evento gratuito marca os sete anos do espaço cultural e dá início ao projeto Entrelaços, que oferecerá atividades ao longo do ano.

+ Leia Também + Carnaval de rua do Rio terá saída de 15 blocos neste FDS

A programação começa às 10h com uma feira cultural, reunindo sete expositores: Sebo Cheiro de Livro, Danynha Brechó, Metalóides Arte Urbana, Vivionices Acessórios, Tio Lu Café, Divino Vício e Fractados Manuais. Serão oferecidos produtos literários, vestuário, gastronomia e artesanato.

Oficinas e performances

Das 10h às 13h, acontece a oficina de Percussão com Maicon 7Cordas. À tarde, das 14h às 17h, será realizada a oficina de Composição, ministrada por Eddu Souza. Ambas as atividades tiveram grande procura e as inscrições já estão esgotadas.

vai ter samba na Viradinha em Vitória. Foto: Assecom Secult (ES)

Às 17h30, a roda de conversa “Arte e Vida Entrelaçadas” reunirá a escritora, professora e bailarina Ariane Meireles. O debate abordará temas como negritude ativa, dança afro e diversidade cultural.

Na sequência, a performance Atotô – entre a cura e o cuidado do corpo preto, com Danilo dos Anjos, trará elementos da dança afro-brasileira. A programação se encerra com o show Samba da Ury, liderado pela cantora Ury Vieira, acompanhada por Gabriel Novaes no pandeiro e Maicon 7cordas no violão.

“O evento foi pensado para incentivar a circulação no Centro de Vitória e conectar diferentes públicos por meio da arte e cultura”, afirma David Rocha, fundador da Thelema.

Entrelaços: cultura ao longo do ano

O projeto Entrelaços é viabilizado pelo Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais da Lei Paulo Gustavo (LPG). A iniciativa fortalece atividades já existentes, amplia a conexão entre artistas e comunidade e estimula novas produções culturais.

A programação inclui o Projeto Ensaios, que apresenta músicas autorais de artistas locais, e o Prosas Literárias, que promove diálogos com escritores. Ambos são coordenados por Ruth Rangel, produtora cultural da Thelema.

Outro destaque é a Passeata Raulseixista, organizada pelo coletivo Kavernistas e pelo Bloco Maluco Beleza. O evento celebra a memória de Raul Seixas e, no Espírito Santo, não ocorria presencialmente desde 2019.

A segunda edição da Viradinha já está confirmada para o final do ano. “O Entrelaços celebra nossa trajetória e reforça o compromisso da Thelema com a cultura no Centro de Vitória”, destaca David Rocha.

A Thelema

Thelema: centro cultural de Vitória. Foto: Assecom Secult (ES)

Criada em 2018, a Thelema rapidamente se tornou referência cultural em Vitória. Inicialmente localizada na rua Gama Rosa, precisou se mudar para um espaço maior na rua Graciano Neves, onde funciona desde 2020. O imóvel, com quase 100 anos, foi ocupado após anos de abandono, preservando a memória das irmãs pianistas Oneide, Odaleia, Odete e Olga, antigas moradoras.

Com uma programação diversa e ativa, a Thelema segue como um polo de criatividade e democratização da cultura capixaba.

Viradinha da Thelema

Onde: Espaço Thelema, Centro de Vitória

Quando: 08 de junho, a partir das 10h

Quanto: entrada gratuita

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile