O grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum, de Belo Horizonte, apresenta pela primeira vez no Rio de Janeiro o espetáculo Fauna. A curta temporada acontece de 13 a 23 de fevereiro, na Sala Multiuso do Sesc Copacabana, com sessões de quinta a domingo, sempre às 19h.

+ Leia Também + Dalton e Leminski nos Palcos do festival de Curitiba 

Na montagem, estreada em 2016, Ítalo Laureano e Rejane Faria assinam a direção, enquanto Marcos Coletta e Assis Benevenuto dividem a dramaturgia e a atuação. A proposta é uma “peça-conversa”, subvertendo a estrutura teatral tradicional e dissolvendo os limites entre palco e plateia. Sem narrativa linear ou personagens fixos, o espetáculo convida o público a participar ativamente da cena.

Cena do espetáculo Fauna Foto: Guto Moniz

“Em Fauna, seguimos uma dramaturgia fixa, mas aberta à cocriação. A dinâmica do espetáculo depende da relação que estabelecemos com os espectadores”, afirma Assis Benevenuto.

Circuito dos Afetos

A montagem se inspira no livro O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e fim do indivíduo, do filósofo Vladimir Safatle. A peça aborda temas como violência, desejo, liberdade, intimidade, solidão e desamparo. O corpo surge como instrumento político e social, conectando indivíduo e coletivo. A obra também reflete sobre a consciência da extinção da espécie humana e o impacto de nossas marcas no planeta.

Cena do espetáculo Fauna. Foto: Nethum Lima

Em uma das passagens, Marcos compartilha sua experiência nos campos de concentração nazistas de Auschwitz. Ele descreve os galpões turísticos que armazenam objetos pessoais das vítimas e questiona: “O campo de concentração fala do que somos e do que podemos nos tornar a qualquer momento?”.

“Indagar sobre os afetos que moldam a sociedade e a política é uma das chaves para nosso teatro. Vivemos uma era de hiperconectividade e individualismo. Como retomar o sentido de comunidade no teatro?”, reflete o grupo.

Fauna integrou o Sesc Palco Giratório em 2018, maior projeto de circulação teatral do país, e já foi apresentado em mais de 40 cidades e 21 estados, incluindo festivais nacionais e internacionais.

Fauna

Onde: Sala Multiuso do Sesc Copacabana
Quando: 13 a 23 de fevereiro, quinta a domingo, às 19h
Quanto: Valores e ingressos no site do Sesc

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile