Deriva, novo espetáculo da Súbita Companhia, estreia no dia 20 de fevereiro no Teatro Zé Maria. A temporada segue até 2 de março, com apresentações de terça a sexta, às 20h; sábados, às 17h e 20h; e domingos, às 17h. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria uma hora antes das sessões. O espetáculo abre as comemorações dos 18 anos da companhia.
+ Leia Também + Festival de Curitiba: Dalton e Leminski dos livros para os palcos
Com dramaturgia de Maíra Lour e Pablito Kucarz, Deriva explora a relação entre corpo e cidade, atravessada pela brutalidade, beleza e contradições do espaço urbano. A direção é de Maíra Lour, com elenco formado por Dafne Viola, Flávia Imirene, Nathan Gabriel, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano.
Percurso pelo centro histórico

O espetáculo convida o público a percorrer um trajeto no centro histórico de uma cidade. A narrativa propõe um olhar atento para detalhes e sobreposição de histórias. O asfalto cobre rios subterrâneos, encruzilhadas revelam sankofas e azulejos portugueses, entre lixo e árvores centenárias. Na reflexão sobre esse espaço mutável, um aviso: uma tempestade se anuncia.
A peça surge de estudos sobre a relação entre corpo e cidade. Inspirado na afirmação do geógrafo Milton Santos “O centro do mundo está em todo lugar, o mundo é o que se vê de onde se está”, o grupo realizou leituras e vivências urbanas. A cartografia coletiva de afetos teve a colaboração de Carla Kinzo, Sol Faganello e Ivan Haidar, em residências imersivas para aprofundar a relação entre corpo, palavra e tecnologia.
A experiência urbana é plural e mutável. O espetáculo busca contrastar o ritmo acelerado contemporâneo com a lentidão, criando um espaço-tempo suspenso. O corpo, em sua relação com espaço e história, constrói narrativas ao interagir com a cidade e seus habitantes.
Dramaturgia e publicação
A dramaturgia de Deriva será publicada pela editora La Lettre e estará disponível para venda durante a temporada. O processo de criação contou com o apoio do Edital PNAB Fomento (Aldir Blanc II) da Fundação Cultural de Curitiba e do Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas.
Sobre a Súbita Companhia

A Súbita Companhia de Teatro, sediada em Curitiba, cria espetáculos, publicações e produtos audiovisuais desde 2007. A pesquisa do grupo foca o corpo e o movimento, promovendo colaborações com artistas e companhias nacionais e internacionais.
Com 18 espetáculos, 8 curtas-metragens e 11 publicações em dramaturgia, o grupo se destaca pela continuidade e qualidade do trabalho. No biênio 2024-2025, as ações da companhia contam com apoio da Funarte, através do Programa de Apoio a Ações Continuadas.
Deriva, da Súbita Companhia
Onde: Teatro Zé Maria (Rua Treze de Maio, 655, Curitiba/PR)
Quando: 20 de fevereiro a 02 de março
Terças, quartas, quintas e sextas, às 20h; sábados, às 17h e às 20h; domingos, às 17h
Quanto: Entrada gratuita (ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações)