A banda brasiliense Plebe Rude está, desde o ano passado, circulando pelo Brasil com uma turnê comemorativa dos  40 anos do álbum “O Concreto Já Rachou”. O  trabalho de estreia do grupo – produzido por Herbert Vianna –  trazia algumas das músicas mais marcantes da carreira da banda, como “Proteção”, “Até Quando Esperar” e “Minha Renda”. “O Concreto Já Rachou” alcançou o disco de ouro e colocou a Plebe na linha de frente na onda do rock brasileiro daquela década.

+ Leia Também + Yamandu e Zambujo: dois gigantes da música no Teatro Guaíra 

Formada em 1981, a banda foi uma das primeiras do punk rock de Brasília, ao lado do Aborto Elétrico, e se destacou por suas letras política e socialmente contestadoras. O show Plebe Rude – Turnê 40 anos de “O Concreto Já Rachou” que chega a Curitiba nesta sexta-feira (14), no Cwb Hall, apresenta todas as faixas do disco e outras canções dos 44 anos da banda. A Plebe Rude conta atualmente com Philippe Seabra (guitarra e voz), André X (baixo), Clemente Nascimento (guitarra e voz) e Marcelo Capucci (bateria).

Biografia faz anatomia do rock nacional

A turnê acontece logo após o lançamento de “O Cara da Plebe”, autobiografia de Philippe Seabra, lançado pela Editora belas Letras. A obra aborda a história da Plebe Rude e os bastidores do rock brasiliense nos anos 80.

Nascido nos Estados Unidos, Seabra começou a tocar na adolescência e, aos 17 anos, compôs “Proteção”, um dos hinos de resistência à ditadura militar. No ano seguinte, participou da gravação de “O Concreto Já Rachou”, incluído na lista dos 100 discos mais importantes da música brasileira pela revista Rolling Stone.

A autobiografia revela desafios enfrentados pela banda em um período de censura, incluindo a proibição da música “Censura” nas rádios. O livro detalha também a luta pela independência artística e as pressões da indústria fonográfica.

Com mais de 40 anos de carreira, Seabra participou da gravação de 12 álbuns, compôs trilhas sonoras para teatro e cinema e idealizou o Memorial do Rock Brasileiro, maior espaço dedicado à música moderna na América Latina.

Plebe Rude – Turnê 40 anos de “O Concreto Já Rachou”

Onde: Cwb Hall – Av. Mal. Floriano Peixoto, 4142, Parolin

Quando: sexta-feira, 14 de fevereiro, às 20h

Quanto: Ingressos disponíveis em Bilheto

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile