Depois de dirigir um dos episódios do clássico filme de episódios Cinco Vezes Favela em 1962, o cineasta Cacá Diegues, que foi um dos nomes da geração do Cinema Novo brasileiro, dirigiu cerca de 20 longas metragens. Dois temas se destacam entre seus melhores momentos: a vida na estrada dos artistas mambembes e o período da escravidão no Brasil, retratado com maestria pelo cineasta. O Fringe separou uma lista com os filmes preferidos do diretor, falecido nesta sexta-feira (14), incluindo um bônus com um clássico dos primórdios do cinema brasileiro.
+ Leia Também + Cineasta Cacá Diegues morre aos 84 anos
Bye Bye Brazil
O grande filme do cinema de Cacá Diegues é este road movie pelo Brasil profundo. Uma trupe de artistas ambulantes viaja pelo interior do país a bordo do caminhão Caravana Rolidei. Fazendo espetáculos e fugindo da concorrência da televisão, o grupo atravessa o Nordeste e o Norte, do Vale do São Francisco até a Rodovia Transamazônica. Com José Wilker, Betty Faria e Fábio Júnior no elenco, a equipe percorreu cerca de 15 mil quilômetros durante as filmagens. O filme representa a utopia de integração nacional idealizada por Cacá e é considerado um dos melhores do cinema brasileiro.
Xica da Silva
Com trilha sonora de Jorge Ben Jor no auge de sua produção, o filme adapta o livro homônimo de João Felício dos Santos. A trama acompanha João Fernandes de Oliveira, um contratador de diamantes que se apaixona por Xica da Silva, escravizada alforriada que se torna sua esposa. Com Zezé Motta e Walmor Chagas nos papéis principais, a obra sintetiza o espírito do cinema brasileiro dos anos 1970.
Quando o Carnaval Chegar
Cacá reuniu Chico Buarque, Hugo Carvana, Maria Bethânia e sua então esposa, Nara Leão, em um musical onírico e carnavalesco. A história acompanha um empresário que consegue um contrato para um grupo de cantores sem sucesso se apresentar em homenagem a um rei que visitará a cidade no Carnaval. O filme é um poema visual que celebra a vida dos artistas mambembes.
Ganga Zumba
O primeiro longa-metragem de Cacá Diegues adapta o livro Ganga Zumba, de João Felício dos Santos. O filme conta a história do Quilombo dos Palmares e foi rodado nos canaviais de Campos, no Norte Fluminense, em uma produção independente. No elenco, Antônio Pitanga e o casal de sambistas Cartola e Dona Zica, com quem Cacá compôs uma valsa.
Costinha e as Loterias do Rio
Paralelamente à carreira no cinema, Cacá Diegues trabalhou com publicidade. Entre os comerciais que dirigiu, destaca-se um para as Loterias do Rio, estrelado pelo comediante Costinha. Na peça, Costinha emulava uma famosa propaganda de palha de aço. O cineasta gravou o texto original, mas o humorista improvisou uma versão alternativa, que se tornou um clássico e um dos primeiros memes da internet brasileira.