2022 foi o ano de partida para a carreira solo do cantor e compositor fluminense Gabriel Ventura, ex-integrante da banda Ventre. Naquele ano, o artista lançou o disco Tarde, que figurou em várias listas de melhores álbuns do ano, especialmente na música alternativa.
+LEIA TAMBEM+ Uma Pedreira para Ivo Rodrigues
Tarde reuniu um belo conceito. Atmosférico, o álbum abusava da simplicidade, mas com guitarras marcantes, sujas e cheias de efeitos nos pedais, que lembram em alguns momentos um Sonic Youth “mais calmo” e denso.
Agora, 3 anos depois, Gabriel se prepara para uma nova empreitada. Fogos, primeiro single do novo trabalho, lançado no último dia 11 de fevereiro, parece trazer novos rumos. Existem mais arranjos de violão, baixo acústico e até harpa. Cada instrumento em uma linha específica que ao final, se encontram em um objetivo único.
“A música vem também da vontade de me aprofundar em um dos grandes baluartes da música brasileira: o violão, que por si só, já dá uma outra energia reconfortante e conhecida, como reencontrar um velho amigo“, comentou Gabriel Ventura ao portal Música Instantânea.
Aparentemente, o novo rumo promete abraçar os fãs da MPB moderna e do indie nacional, já que possui qualidade e intensidade rítmica e sonora para ambos. É um violão trabalhado com uma dissonância característica.
Fogos vai fazer parte do disco Pra Me Lembrar de Insistir, previsto para ser lançado em abril pela Balaclava Records. A produção do single é do próprio Gabriel e de Patrick Laplan (ex Los Hermanos).
Fique por dentro do trabalho de Gabriel Ventura
O Teste é a canção que abre o disco de estreia do artista, Tarde.
No ano seguinte, em 2023, Gabriel lançou um EP com quatro versões acústicas do álbum anterior.
No no passado, o cantor trouxe ao mundo o single Ensaio
Conheça mais sobre o trabalho do artista nas plataformas digitais e pelo Instagram.