A exposição Fullgás – Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil desembarcou nesta terça (18) no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília e fica em cartaz ate o dia 27 de abril. Antes, a mostra já foi vista por mais de 300 mil pessoas no CCBB Rio de Janeiro (RJ). A mega exposição que exibe um panorama vibrante das artes visuais do país nos anos 1980 com cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país. Cada visita é uma viagem no tempo e um encontro com os elementos da cultura visual daquela época, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos icônicos.

Com Raphael Fonseca como curador-chefe e Amanda Tavares e Tálisson Melo como curadores-adjuntos, a mostra inédita apresentará cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país, mostrando um amplo panorama das artes brasileiras na década de 1980. Completam a mostra elementos da cultura visual da época, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos icônicos, ampliando a reflexão sobre o período.
“Fullgás, assim como a música de Marina Lima, deseja que o público tenha contato com uma geração que depositou muito de sua energia existencial não apenas no fazer arte, mas também em novos projetos de país e cidadania. Uma geração que, nesse percurso, foi da intensidade à consciência da efemeridade das coisas, da vida”, afirmam os curadores.

A mostra aborda o período de maneira ampla, reconhecendo que seus questionamentos e impulsos começaram e terminaram além do marco temporal de dez anos que tradicionalmente define uma década. Assim, a exposição cobre o intervalo de 1978 a 1993, tendo como marcos o fim do Ato Institucional nº 5 e o ano seguinte ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. “Consideramos este arco de quinze anos como base para nossas reflexões, levando em conta todas as mudanças estruturais e culturais que ajudaram a repensar o Brasil: do fim da ditadura militar ao retorno à democracia, que, em seguida, enfrentará o trauma do impeachment”, explicam os curadores, que selecionaram obras de artistas cujas trajetórias se iniciaram nesse período.
Fullgás – Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil
Onde: Pavilhão, Galeria 3 e Galeria 5 CCBB DF
Quando: Terça-feira a domingo das 9h às 21h