A legião de fãs de teatro musical poderá escolher na programação da Mostra Lucia Camargo entre duas peças com propostas e origens bem diferentes, mas unidas por uma cuidadosa elaboração de dramaturgia musical.
+ Leia Também + Avesso do Avesso ganha Sessão extra no Festival de Curitiba
O espetáculo “Ray – Você Não Me Conhece” é uma homenagem ao gênio da música Ray Charles (1930-2004). O texto assinado pelo também diretor Rodrigo Portella é baseado no livro homônimo de Ray Charles Júnior e narra, através da relação entre pai e filho, a história do consagrado músico negro, cego e ativista social.
No palco, vinte das maiores canções de R & B, soul, jazz e gospel do repertório de Ray Charles, interpretadas ao vivo pelo elenco acompanhado por banda e coro. “A ideia é buscar o máximo de integração entre música e narrativa, de modo que o espectador perceba o mínimo possível o limite entre uma coisa e outra”, disse Portella.
História real
A música também costura a narrativa de “Sebastião”, da companhia amazonense Atelier 23. De volta ao Festival de Curitiba, após o sucesso de “Cabaré Chinelo”, no ano passado, o musical é baseado na história real do Bar da Patrícia, o primeiro bar gay de Manaus. No palco, sete personagens revivem e performam memórias deste espaço, durante o período da ditadura militar, na década de 1970.
Para Eric Lima, um dos diretores da peça, a construção musical de “Sebastião” serve como um convite à reflexão sobre temas políticos e homofobia. “A gente dá ao público a sensação de que será uma grande balada, mas depois converte este bar em uma espécie de igreja, como se fosse uma liturgia das nossas vivências”, disse.