Depois de circular por diversas cidades brasileiras e participar de festivais de teatro, o solo O Arquipélago retorna a Curitiba para uma curta temporada. O espetáculo será apresentado no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge, de 6 a 16 de março, de quinta a domingo, às 20h, com entrada gratuita. A temporada celebra os 18 anos da Súbita Companhia.
+ Leia Também + Jamelão: lendas do Carnaval brasileiro
O solo do ator Pablito Kucarz leva à cena a história de sua mãe, que deixou sua casa ainda jovem para trabalhar na cidade grande. Em busca de sua identidade, ele confronta temas como homofobia, bullying, machismo e violência.
A narrativa adota um tom de fábula pessoal, com metáforas potentes: a família como um arquipélago, unido, mas separado; o garoto-mariposa, perseguido por ser diferente; e a pedra lançada que, em vez de ferir, prefere dançar.

Com direção de Maíra Lour, o espetáculo promove um promove um diálogo direto com o público e explora questões sobre preconceito em situações cotidianas. A narrativa revela as reações da sociedade às diferenças e cria estratégias poéticas para a sobrevivência em ambientes hostis.
A abordagem parte de vivências reais do próprio ator. Ele compartilha histórias marcadas por violências, tanto de desconhecidos quanto de familiares. Paralelamente, a peça resgata a história de uma mulher comum, que deixou sua casa ainda jovem para trabalhar como empregada doméstica em uma cidade grande. A história da mãe de Pablito cria um elo entre os preconceitos vividos por diferentes gerações.
Estreado em 2019, O Arquipélago foi indicado ao Troféu Gralha Azul nas categorias melhor direção, melhor ator e melhor iluminação. Desde então, circulou por estados como Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas e Distrito Federal, integrando festivais como Festival de Teatro da Amazônia (Manaus/AM), Festival Dulcina (Brasília/DF) e Festival Internacional de Teatro de Londrina (PR).
Súbita Companhia de Teatro
A Súbita Companhia de Teatro é um coletivo de artistas de Curitiba/PR, atuante desde 2007. A companhia investiga encenação e dramaturgia contemporâneas, com foco no estudo do corpo e do movimento. Seu trabalho estabelece parcerias com artistas e companhias nacionais e internacionais, promovendo um espaço de criação e experimentação.
O grupo soma 18 peças, 3 cenas curtas, 8 curta-metragens e 11 publicações em dramaturgia, além de eventos formativos e participação em festivais. Em 2025, a Súbita completa 18 anos e segue com o apoio da Funarte, por meio do Programa de Apoio a Ações Continuadas – Grupos e Coletivos.
O Arquipélago
Onde: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge
Quando: 6 a 16 de março, de quinta a domingo, às 20h
Quanto: Entrada gratuita