A abertura do 33º Festival de Curitiba na próxima segunda-feira (24) no Teatro Positivo será uma “farra teatral” segundo o ator e diretor Emílio de Mello.
Ele sabe o que fala, pois é dele a direção do espetáculo de abertura, Os Mambembes, peça de teatro popular inspirado na comédia escrita por Artur Azevedo em 1904 que aborda as aventuras e agruras de uma trupe de atores e atrizes de teatro viajando pelo país.
Na peça, que foi adaptada para uma montagem dentro do teatro especialmente para a abertura do Festival, seis grandes atores — Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti — e um músico, Caio Padilha, viajam pelo Brasil transformando praças públicas em palco. A montagem estreou em novembro de 2024 e, em apenas dez apresentações, já atraiu mais de 18 mil espectadores.
+ Leia Também + Em estreia nacional, ‘Daqui Ninguém Sai’ leva ao palco o Dalton Trevisan especial
Após a exibição, quem assume a cerimônia é o celebrado carnavalesco e estudioso da cultura brasileira Milton Cunha como mestre de cerimônias. Ele comanda a cerimônia de apresentação do evento e conduz os convidados para a festa que terá shows musicais e gastronomia especial. De personalidade exuberante, Cunha é um dos grandes personagens da cena cultural nacional, na televisão e nas redes.
Com um currículo que combina o conhecimento acadêmico e paixão pelo Carnaval, Milton Cunha é pós-doutor, trilíngue e um dos destaques da cena cultural brasileira. Atualmente, ele se dedica ao segundo pós-doutorado, no Fórum de Ciência e Cultura do Museu Nacional da UFRJ, onde pesquisa o tema “Boi de Parintins, Estrutura Narrativa Patrimônio Cultural dos Povos da Floresta Amazônica”.
Este ano, daremos início ao Festival de Curitiba em grande estilo, com um espetáculo popular aclamado que conquistou plateias por onde passou. E para tornar a noite ainda mais especial, teremos a presença luminosa de Milton Cunha, uma personalidade vibrante que conquista cada vez mais o público brasileiro”, afirma Fabiula Passini, diretora do Festival de Curitiba ao lado de Leandro Knopfholz.
Este ano, o Festival de Curitiba bateu recorde de espetáculos com ingressos esgotados da Mostra Lucia Camargo logo na primeira semana de abertura da bilheteria. Mas ainda há entradas para alguns espetáculos. “Sentimos que este ano houve um grande interesse do público em geral pelos espetáculos da Mostra Lucia Camargo. Podemos dizer que é a edição mais movimentada no pós-pandemia. Pela qualidade das peças tenho certeza de que ninguém ficará decepcionado”, afirma Knopfholz.