O poeta e escritor curitibano Paulo Leminski (1944-1989) será o autor homenageado da 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O evento acontecerá de 30 de julho a 3 de agosto.
-
Leia Também + No Cabaré Haikai, a noite teve sol
A escolha do autor homenageado é tradição desde a primeira edição da Flip. A proposta é incentivar novas leituras da obra de escritores brasileiros. Ao eleger Leminski como o grande nome desta edição, o festival lança luz sobre a poesia contemporânea a partir de seu poeta mais popular.
Poeta múltiplo
A obra de Leminski já inspirou montagens como Cavaré Haikai, apresentada no Festival de Curitiba. O autor viveu intensamente durante seus 44 anos. Atuou como tradutor, compositor, professor, jornalista, publicitário, biógrafo e crítico literário. Também foi praticante de judô e acadêmico autodidata.
Paulo Leminski Filho nasceu em Curitiba no dia 24 de agosto de 1944. Filho de pai polonês e mãe negra, ele teria completado 80 anos em 2024.
-
Leia Também + Na cabeça de Leminski moravam muitas pessoas
A curadoria da Flip 2025 é assinada pela livreira Ana Lima Cecilio. A escolha de Leminski representa uma aposta na literatura popular, com forte presença no imaginário brasileiro.
O paranaense é o autor mais contemporâneo entre os últimos homenageados da Flip. Antes dele, o festival celebrou nomes como João do Rio, Pagu, Maria Firmina dos Reis e Euclides da Cunha.