Por Tiago Lucas

A emoção era visível. Nos ônibus a caminho do Teatro Bom Jesus, no centro de Curitiba, a euforia tomava conta das mais de 80 crianças do Colégio Estadual Vespertino Ferreira Pimpão e do projeto Centro de Esportes e Educação – Paraná, do Sesi. Pela primeira vez, a maioria delas, entre 10 e 12 anos, iria assistir a uma peça teatral.

+ Leia Também + Uyara Torrente lança show cênico com músicas inéditas 

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Petrobras e o Festival de Curitiba, teve como objetivo proporcionar acesso à cultura para crianças de comunidades em situação de vulnerabilidade social. O grupo assistiu ao espetáculo infantil Ítaca, espetáculo infantil da grade do 33º Festival de Curitiba em uma sessão especial organizada exclusivamente para eles.

Com o espetáculo Ítaca, alunos da rede pública conheceram o teatro. Foto: Lina Sumizono

 

“Todos adoraram. Muitos nunca tinham entrado em um teatro ou assistido a uma peça ao vivo. Foi emocionante ver a alegria estampada nos rostos deles”, conta Adelina Lukaski, secretária do Colégio Estadual Vespertino Ferreira Pimpão. Para Cleber Campos, diretor da mesma instituição, a ação teve um impacto significativo: “A maioria dessas crianças não têm acesso a opções de entretenimento cultural. Muitas vezes, é a própria escola que proporciona essa oportunidade”.

Andrea Cláudia Monteiro, líder do projeto Centro de Esportes e Educação no Paraná, explica que a iniciativa está alinhada à oficina “Além dos Muros”, também em parceria do Sesi com a Petrobras, que busca expandir o repertório cultural das crianças, levando-as a teatros, cinemas e museus. “O teatro abre portas para novos mundos, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento emocional. Ele proporciona uma experiência única, que amplia horizontes e fortalece o senso de pertencimento”, afirma.

Espetáculo do bailarino Thiago Andreucetti apresentou teatro às crianças da rede pública. Foto: Lina Sumizono

A parceria entre a Petrobras e o Festival de Curitiba reforça o compromisso de ambas as instituições com a democratização do acesso à cultura. “ A ação permite que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de explorar novas formas de expressão e conhecimento. A experiência de assistir a um espetáculo ao vivo pode ser transformadora, despertando sonhos e inspirando trajetórias para toda a vida”, exalta Fabiula Passini, diretora do Festival de Curitiba.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile