O Teatro Universitário de Curitiba (TUC), no centro histórico, recebe a partir desta quinta (10), o espetáculo Corpórea, que une arte, inclusão social e empoderamento feminino. Com dramaturgia de Rosana Barroso, direção de Laércio do Amaral e protagonizado pelas atrizes Isadora Terra e Samara Rocha, o espetáculo terá seis apresentações gratuitas voltadas a mulheres atendidas pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).
+ Leia Também + Crítica da peça Cabaré haikai do Festival de Curitiba
A peça propõe uma experiência transformadora por meio do teatro, com sessões seguidas de debates abertos com o elenco, direção e convidados especiais. A iniciativa, apoiada pela Fundação Cultural de Curitiba e realizada por meio da Lei Aldir Blanc, busca ampliar o acesso à cultura para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Acolhimento no centro da cena
Escrita originalmente para o Festival de Teatro de Curitiba em 2011, Corpórea ganhou nova montagem em 2025. A dramaturgia aborda a jornada emocional e social de duas mulheres que enfrentam os desafios e superações de suas trajetórias. “Este projeto não é apenas sobre contar uma história, mas sobre dar voz a mulheres que muitas vezes são invisibilizadas. Queremos que elas se sintam representadas e acolhidas”, afirma Rosana Barroso.
A montagem também presta homenagem ao diretor Emílio Pitta, nome marcante da cena teatral curitibana. A primeira encenação da peça, em 2011, ocorreu no Sesc Centro e rendeu elogios da crítica. Em 2018, o texto foi publicado pela Anadara Brasiliana Edições.
Oficinas
Além das sessões teatrais, duas oficinas exclusivas serão oferecidas para mulheres atendidas pela FAS, promovendo o desenvolvimento de habilidades artísticas e oferecendo uma vivência prática com o teatro. A equipe do espetáculo é composta majoritariamente por mulheres cis e trans, reafirmando o compromisso com a diversidade e a equidade de gênero.
Para garantir acessibilidade, todas as sessões contam com intérpretes de Libras. Os materiais de divulgação foram adaptados para pessoas com baixa visão. Também está prevista a viabilização do transporte das participantes por meio de parceria com o poder público.
“Queremos quebrar barreiras e mostrar que o teatro é um espaço de acolhimento e reflexão para todas as mulheres, independentemente de sua condição social”, reforça Rosana.
Corpórea
Onde: Teatro Universitário de Curitiba (TUC)
Quando:
- 10 e 24 de abril, às 14h
- 11 e 25 de abril, às 9h30 e às 14h
Quanto: Entrada gratuita
Público-alvo: Mulheres atendidas pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS)
Atividades complementares: Debates pós-espetáculo e oficinas teatrais