De 11 a 20 de abril, o cinema toma conta da cidade histórica de Paranaguá e da Ilha do Mel, no litoral do Paraná. A segunda edição do Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá promove sessões gratuitas ao ar livre com produções nacionais e internacionais, clássicos restaurados e filmes inéditos no litoral paranaense.
+ Leia Também + Stop Making Sense é o melhor filme concerto de todos os tempos
As exibições ocorrem em dois pontos emblemáticos: a Estação Ferroviária de Paranaguá e a Praia do Trapiche, em Nova Brasília. Os filmes serão projetados em telões com mais de 400 polegadas em espaços abertos e de grande valor histórico.
A abertura do festival terá a presença do ator Sérgio Marone, que será o Mestrê de Cerimônia e participará de um bate-papo aberto ao público após a exibição do filme de abertura, “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, do diretor Steven Spielberg. Marone é conhecido por inúmeros papeis na televisão e no cinema. O ator já atuou em “Malhação”, “Cobras & Lagartos” e no longa “Jesus Kid”, de Aly Muritiba.
“O público poderá conferir clássicos do cinema em versão restaurada, exibidos em locais simbólicos, proporcionando uma vivência única da sétima arte no próprio quintal de casa”, comenta Antônio Gonçalves Jr., idealizador do festival.
De Chaplin a Aly Muritiba
A seleção reúne títulos consagrados como Nosferatu – O Vampiro (1922), de F.W. Murnau, Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Steven Spielberg, e Luzes da Cidade (1931), de Charles Chaplin. Clássicos da animação também entram na programação, como O Rei Leão (1994) e Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (2008), do mestre japonês Hayao Miyazaki.
O cinema brasileiro marca presença com produções recentes como Oeste Outra Vez, com Babu Santana e *Ângelo Antônio, e o documentário histórico Virgínia e Adelaide, dirigido por Jorge Furtado e Yasmin Thayná. Destaque ainda para o cultuado Durval Discos (2002), de Anna Muylaert, e o curta parnanguara Desabandonar, de Juan Roseno, sobre o abandono de casarões coloniais no centro histórico da cidade.
Exibição especial com bate-papo
O encerramento do festival será marcado pela exibição de Para Minha Amada Morta (2015), de Aly Muritiba, com presença do diretor e do ator Fernando Alves Pinto. Após a sessão, haverá um bate-papo sobre os 10 anos do longa, vencedor de diversos prêmios no Brasil e no exterior.
Outra sessão especial será a do documentário musical Stop Making Sense, que celebra a energia do grupo Talking Heads em apresentação filmada por Jonathan Demme. A versão remasterizada será exibida na Praia do Trapiche.
Todas as sessões são gratuitas e incluem acessibilidade, com exibições em LIBRAS, audiodescrição e suporte via aplicativo em algumas sessões. A programação completa pode ser conferida no site oficial e nas redes sociais do festival.
Cinenaguá – Clássicos do Cinema em Paranaguá
Onde: Estação Ferroviária de Paranaguá e Praia do Trapiche – Ilha do Mel (Nova Brasília)
Quando: De 11 a 20 de abril de 2025
Quanto: Entrada gratuita