A primeira edição do Festival Casa Light transforma os palcos do Teatro Laura Alvim, em Ipanema, em espaço de celebração da música brasileira. Com shows intimistas e ingressos populares, o evento se estende de abril a julho com apresentações sempre às 19h30 e ingressos a R$ 10 (inteira), com meia-entrada disponível. A curadoria é de Rafaello Ramundo.
+ Leia Também + A música cósmica dos Hermanos Gutierrez precisa ser ouvida
A estreia aconteceu na última quinta, 10 de abril com o encontro entre Leila Pinheiro e Roberto Menescal, ícones da bossa nova. Em seguida, o festival recebe artistas como Chico César (17/4), Elba Ramalho (15/5), Hamilton de Holanda (29/5) e Yamandu Costa (19/6), nomes consagrados da música popular brasileira.

O Casa Light também apresenta talentos contemporâneos. Roça Nova (24/4), Maêana (1/5), Simone Mazzer (8/5), Chico Chico (27/5), Juliana Linhares DUO (12/6), Quartetinho (24/6) e Laila Garin (24/7) integram a programação.
A iniciativa celebra os 120 anos da Light, companhia de energia que promove o festival. Segundo Vinicius Roriz, vice-presidente da empresa, o evento busca iluminar não apenas casas, mas também a cultura carioca. “O festival é um presente para a cidade”, afirmou.
As apresentações ocorrem nos dois teatros do Laura Alvim, com capacidade para 150 pessoas, e priorizam a proximidade entre público e artista. A proposta é criar uma experiência afetiva, unindo diferentes gerações em torno da música brasileira.
“O Casa Light nasceu para aproximar o público de grandes mestres da nossa música e abrir espaço para quem está escrevendo os próximos capítulos dessa história”, diz o curador Rafaello Ramundo.
Festival Casa Light
Onde: Teatro Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema, Rio de Janeiro)
Quando: De abril a julho de 2025
Quanto: R$ 10 (com opção de meia-entrada)