Com informações da assessoria de imprensa.
A Cardume Cultural, em parceria com o AP da 13 Espaço de Criação, anuncia a abertura de inscrições para uma imersão gratuita em Produção e Gestão de Projetos Culturais, de 14 a 30 de abril, etapa Curitiba, com os produtores Mayra Fernandes e Eduardo Ramos. A iniciativa, contemplada pelo Edital Qualifica Paraná, selecionará 30 artistas para uma formação completa e transformadora.
+LEIA TAMBÉM+ Ministério da Cultura anuncia plano nacional e começa a distribuir livros para bibliotecas públicas
Com uma proposta de circulação por cinco cidades paranaenses – Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Tibagi e Rio Branco do Sul – o projeto visa instrumentalizar artistas, muitas vezes distantes das dinâmicas dos editais públicos, oferecendo as ferramentas necessárias para a concepção, desenvolvimento e execução de projetos culturais. “Realizamos duas edições similares em Curitiba com resultados muito positivos, reunindo mais de 60 artistas”, compartilha a produtora Mayra Fernandes.
“Sentimos agora a necessidade de levar este conhecimento para outras cidades do Paraná, que também anseiam por informações detalhadas e uma formação de longa duração que aborde todas as etapas da construção de um projeto cultural”, complementa.
A primeira etapa do curso em Curitiba, com carga horária de 50 horas, vai abordar desde as fases da produção até a prestação de contas, passando por orçamento, contrapartida social, democratização do acesso, acessibilidade e inclusão.
“Entendemos que, além do conhecimento técnico para estruturar um projeto, existe o grande desafio de transformar uma ideia em realidade”, explica Eduardo Ramos. “Um dos principais objetivos do curso é empoderar os artistas de cada cidade para que possam escrever seus próprios projetos e diversificar as áreas artísticas locais”, completa.
Um diferencial da imersão é que os três últimos encontros serão dedicados a um laboratório de criação, onde os participantes vão desenvolver um projeto cultural que será apresentado ao final do curso. Comprometido com a diversidade, o projeto prevê reservas de vagas para pessoas negras, de etnia indígena, de gênero trans e pessoas com deficiência. Além disso, para garantir a inclusão da comunidade surda, todas as aulas em todas as cidades contarão com intérprete de Libras.
A imersão será realizada em formato híbrido, totalizando 12 aulas com encontros online e presenciais no AP da 13 Espaço de Criação, em Curitiba. A parceria entre a Cardume Cultural e o AP da 13, produtoras com reconhecida expertise em gestão e produção cultural no cenário curitibano, consolida o objetivo de auxiliar artistas a desburocratizar processos e a se aproximarem das lógicas de mercado para viver de arte no Brasil.
As inscrições para a turma de Curitiba estarão abertas de 14 a 30 de abril, e poderão ser realizadas através do formulário disponível na Bio do perfil de Instagram da Cardume Cultural: @cardumeproducaocultural.