A cidade de Curitiba ganha mais um presente em comemoração aos seus 332 anos. Neste sábado (26), será lançado o livro “Curitiba inimaginável”, publicado pela Arte e Letra. O evento acontece a partir das 15 horas, na Prestinaria Petit, no bairro Juvevê.
+ Leia Também + Uma ideia na cabeça e uma Super 8 na mão
A coletânea traz 23 contos escritos por autores curitibanos. Entre os destaques estão nomes consagrados da literatura brasileira, como Giovana Madalosso, Cristovão Tezza e Dalton Trevisan, que enviou um de seus contos especialmente para o projeto antes de falecer.
A proposta da obra é apresentar uma Curitiba múltipla e inesperada. Segundo a idealizadora Ana Cardoso, cada conto retrata de forma intimista uma região ou estabelecimento da cidade. “O leitor vai ficar em dúvida se presenciou, ouviu falar ou se viveu tal situação. É a Curitiba que escapa dos cartões-postais”, afirma a autora, que também assina um conto ambientado no Largo da Ordem nos anos 1990.
Narrativas e imagens da cidade
A coletânea percorre diversos bairros da capital, de forma literária e afetiva — do Parque São Lourenço à Vila Hauer. Também participam do livro os escritores Julia Raiz, Pedro Jucá, Marcos Piangers, Ana Johann, Luiz Felipe Leprevost, Fernanda Ávila, Natasha Tinet, Thiago Tizzot, Luiz Andrioli, Pedro Guerra, Flor Reis, Manita Menezes, Bruno Cobalchini Mattos, Wal Dal Molin, Dani Carazzai, Laís Graf, João Klimeck, Rai Gradowski e Vicente Frare.
As imagens que acompanham os textos são assinadas por quatro fotógrafos: Nilo Biazzetto Netto, Milla Jung, Nuno Papp e Guilherme Pupo. O projeto gráfico é de Patrícia Papp.
Segundo o poeta Luiz Felipe Leprevost, também participante da coletânea e atual diretor da Biblioteca Pública do Paraná, o livro é uma celebração da imaginação. “O que era inimaginável acabou sendo imaginado por cada um de nós. ‘Curitiba Inimaginável’ é uma obra coletiva e artística”, afirma.
Mais que uma coletânea literária, o livro foi pensado como um verdadeiro souvenir da cidade: reúne memórias, sentimentos e imagens que ajudam a humanizar e revelar novas dimensões da capital paranaense.
Lançamento do livro “Curitiba inimaginável”
Onde: Prestinaria Petit – Rua Moysés Marcondes, 430, Juvevê
Quando: Sábado, 26 de abril de 2025, às 15h
Quanto: Entrada gratuita
Editora: Arte e Letra
Páginas: 208
Preço: R$ 89,00