Com produção da Muda Cultural, o Festival Artistas de Rua retorna à capital paulista para mais uma edição gratuita que celebra a diversidade da música de rua e das artes cênicas. O evento acontece entre os dias 26 de abril e 4 de maio – com pausa nos dias 28 e 29 – em espaços públicos como praças, estações de trem e metrô, e centros culturais de diferentes regiões da cidade.
+ Leia Também + O encontro entre a arte e a natureza
Entre os destaques da programação está Manoel Cordeiro, multi-instrumentista, compositor e produtor paraense, conhecido como mestre da guitarrada. O músico se apresenta no dia 27, às 13h30, na Avenida Paulista, um dos pontos de maior circulação da cidade.
Com curadoria da atriz e cantora Joy Catharina, o festival leva ao público apresentações instrumentais de artistas como a violinista Izandra, com abordagem contemporânea ao instrumento, e o projeto Violão Brasileiro – Duo, com João Pellegrini e Matheus Caitano. Também participam outros cinco músicos e grupos com repertório variado que passa pelo choro, jazz e sons da Amazônia.
Além da música, o evento conta com atrações circenses da Trupe Baião de 2 e da dupla Gastão e Durval, que se apresentam em vários pontos da programação.
“O projeto fortalece espaços públicos e os transforma em palcos acessíveis, com programação artística de alta qualidade. É uma forma de as pessoas aproveitarem melhor a cidade”, afirma Ítalo Azevedo, diretor-geral da Muda Cultural.
A proposta do festival é criar novas conexões entre a cidade e os moradores, promovendo espetáculos em horários acessíveis, como durante o almoço e no fim da tarde. O Artistas de Rua é também uma ação de valorização de artistas que atuam em condições improvisadas, oferecendo estrutura profissional com equipe técnica e suporte de palco.
Com 18 anos de atuação, a Muda Cultural se destaca por projetos que promovem impacto social, cultural e educacional. Uma nova etapa do festival está prevista para os próximos meses, com novas atrações a serem divulgadas em breve. O projeto é realizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Rede Itaú e apoio de Escandinávia e Catupiry.
Programação completa
26/04 (sábado)
Onde: Estação Brás (CPTM)
Quando: 12h30 – Trupe Baião de 2 | 13h30 – Thais Ribeiro
Quanto: Gratuito
27/04 (domingo)
Onde: Av. Paulista (nº 66)
Quando: 10h30 e 13h – Trupe Baião de 2 | 11h – Izandra | 13h30 – Manoel Cordeiro
Quanto: Gratuito
30/04 (quarta-feira)
Onde: Estação da Sé (Metrô)
Quando: 17h – Pablo Lima convida Marcelo Barum
Quanto: Gratuito
01/05 (quinta-feira, feriado)
Onde: Praça Pôr do Sol
Quando: 17h – Violão Brasileiro – Duo
Quanto: Gratuito
02/05 (sexta-feira)
Onde: Estação Tatuapé (Metrô)
Quando: 17h – Epifolias
Quanto: Gratuito
03/05 (sábado)
Onde: Praça Cohab Faria Lima, Grajaú
Quando: 16h – Gastão e Durval | 17h – Duo Mangabera
Quanto: Gratuito
04/05 (domingo)
Onde: Casa de Cultura Freguesia do Ó
Quando: 15h – Gastão e Durval | 16h – Regional Mateus Santos
Quanto: Gratuito