O curta-metragem ficcional “A Fuga”, dirigido por Bruna Pena e com roteiro de Titânia Trentin, tem pré-lançamento em Curitiba nos dias 13 e 14 de maio, no Teatro da Vila, com sessões gratuitas seguidas de bate-papo sobre violência doméstica. Protagonizado por Mariane Filomeno, o filme acompanha Lilian, uma atriz renomada que interpreta Sandra, mãe de dois filhos pequenos, que decide romper com o ciclo de abusos do companheiro.
+LEIA TAMBÉM+ “Do Sul, a Vingança”, primeiro longa produzido no MS chega aos cinemas em maio
Em um programa de entrevistas, Lilian se vê confrontada com sua própria vida, num encontro entre personagem e intérprete que revela como a ficção pode ser um espelho da realidade. O filme parte de uma perspectiva sensível, sem mostrar cenas explícitas de violência, mas expressa a opressão de silenciamentos cotidianos. A coragem da protagonista se torna também um incentivo para transformar o rumo de outras histórias.
“Na linguagem audiovisual, trabalhei conceitos como o vazio que sufoca, essa pressão invisível de estar numa situação violenta”, relata a diretora Bruna Pena. Ela também destaca a importância de discutir temas como a violência doméstica por meio da arte: “Imagens tão realistas geram uma possibilidade de empatia. O filme é um jeito de aproximar e talvez abrir uma brecha para as pessoas repensarem sobre o tema.”
Bate-papo
As exibições são abertas ao público em geral e também direcionadas a estudantes a partir de 12 anos. Os eventos incluem bate-papo conduzido por Roberta Cibin, ativista pelos direitos das mulheres e das infâncias; idealizadora do Rock Camp Curitiba e do Cozinha Sem Fronteiras. Atualmente, exerce o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
“A Fuga” é uma realização da Diversa Produções, com equipe composta majoritariamente por mulheres e pessoas trans. Após circulação em festivais, o curta será disponibilizado em plataformas digitais, com audiodescrição e legendas em português, espanhol e inglês, para ampliar o acesso. O projeto foi executado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviço
Exibições de “A Fuga” + bate-papo sobre violência doméstica
Datas: 13 de maio, às 10h e 14h; e 14 de maio, às 10h
Local: Teatro da Vila – Rua Davi Xavier da Silva, 451, CIC – Curitiba/PR
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita
Mais informações: (41) 9880-1823