No dia 2 de maio, o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, o Musical” estreou uma temporada popular no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro que vai até o 25 de maio com ingressos a partir de R$ 15. As sessões, às sextas às 19h e aos sábados e domingos às 17h, esgotaram os ingressos no recém reaberto teatro no centro da cidade confirmando a vocação popular de uma peça que já foi vista por mais de 40 mil pessoas em sete cidades do Brasil.
+ Leia Também + Ícone do modernismo brasileiro, Palácio Capanema reabre no Rio
Inspirado no enredo “Uma Delirante Confusão Fabulística”, criado por Rosa Magalhães para a Imperatriz Leopoldinense em 2005, o musical narra a vida do autor Hans Christian Andersen e seus contos de fadas, reinterpretados pela tradição do cordel e ambientados no Nordeste. No palco, uma experiência multissensorial celebra a arte, a poesia e o poder dos sonhos com 14 artistas, cantores e multi-instrumentistas.

O texto e a direção são de Thereza Falcão, autora indicada ao Emmy e vencedora do Prêmio Coca-Cola de Teatro. A direção musical é de Marcelo Alonso Neves, com coreografias de Renato Vieira. Os figurinos e cenários foram criados por Rosa Magalhães e finalizados por Mauro Leite. A artista, falecida em julho de 2023, deixou os últimos desenhos prontos em sua mesa na noite de sua morte.
Moska, Chico César e Zeca Baleiro
Com músicas inéditas compostas por Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, o musical conecta os universos do cordel e dos contos de fadas com sonoridades do Nordeste brasileiro. As canções ajudam a construir uma dramaturgia sensível e potente, que emociona e convida públicos de todas as idades a sonhar.
+ Leia Também + Mais antigo teatro do Rio, João Caetano reabre suas portas
A história gira em torno de Rosa Cordelista, uma jovem que sonha em ser escritora, contrariando a vontade da mãe. Em uma noite, ela é transportada a um universo onírico, onde conhece Andersen. Juntos, vivem uma aventura em um reino encantado, enfrentando imperadores e a Rainha da Neve em busca do título de Maior Monarca de Todos os Tempos. No caminho, Rosa descobre a força da imaginação e da arte como ferramenta de transformação.
O elenco é formado por Aline Wirley, Igor Rickli, Gab Lara, Elizândra Souza, Ricca Barros, Adrén Alves, Marcela Coelho, Giulie Oliveira, Sofie Orleans, Danni Marinho, Fábio D’Lélis, Carol Romano, Mikael Marmorato e Lígia Bié.
“Sonho Encantado de Cordel” é também uma homenagem póstuma a Rosa Magalhães, que se junta ao panteão de grandes artistas brasileiras como Tarsila do Amaral e Lygia Clark. Rosa foi uma das mais premiadas carnavalescas da história, tendo vencido diversos títulos no Sambódromo e sido responsável por espetáculos internacionais como a cerimônia de encerramento das Olimpíadas de 2016.
Sonho Encantado de Cordel – O Musical
Onde: Teatro João Caetano – Praça Tiradentes, Centro/RJ
Quando: Até 25 de maio. Sextas às 19h. Sábados e domingos às 17h
Quanto: Ingressos à venda na plataforma oficial e na bilheteria