Homem com H, filme que aborda vida e obra de Ney Matogrosso estreou na semana passada e já alcançou um público de 200 mil pessoas nas salas de cinema. Um sucesso que permeia muitas cinebiografias de grandes artistas da música brasileira. Hoje eu separei 5 delas que você não pode deixar de ver!
+ LEIA TAMBÉM + Documentário Samba Riachão restaurado em 4K será exibido no Cineclube GeraSol
Cazuza – O Tempo não Para (2004)
Dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho, o filme retrata a trajetória de um dos maiores nomes do rock nacional de todos os tempos. Com Daniel de Oliveira no papel principal e Marieta Severo como Lucinha Araújo, mãe do artista, o longa conta a sua passagem como vocalista do Barão Vermelho, a ascensão como artista solo e a luta contra a AIDS. Onde ver: Amazon Prime Video e Paramount+.
Tim Maia – Não há Nada Igual (2014)
Baseado no livro “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”. O filme percorre cinquenta anos na vida do artista, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade. Babu Santana dá vida a Tim, um dos cantores mais talentosos e desbocados da MPB que também foi preso por roubo e posse de drogas. A direção é de Mauro Nunes. Onde ver: Telecine.
Simonal (2018)
Estrelado por Fabrício Boliveira, o longa aborda o sucesso meteórico do dono dos hits “País Tropical” e “Nem Vem Que Não Tem”, a popularidade e riqueza no auge da carreira e o declínio dela após ser considerado informante do Dops, durante o regime militar. Onde assistir: Netflix.
Noel – Poeta da Vila (2006)
Rafael Raposo da vida a Noel Rosa, um estudante de medicina que vê sua vida muda ao encontrar Ismael Silva (Flávio Bauraqui), compositor que o desafia a criar um samba. Noel usa uma paródia do Hino Nacional para compôr “Com Que Roupa?”, canção de grande sucesso nas rádios de todo país e faz dele ídolo, aos 19 anos. Porém, ele tem uma morte prematura por tuberculose. Onde ver: Youtube
Elis (2016)
Dona do próprio destino e carreira, Elis Regina (Andréia Horta), passou por turbulências e diversos estilos musicais. Uma unanimidade, a cantora é lembrada e ouvida até hoje pela sua importância na música brasileira, trajetória que o filme retrata muito bem. Onde ver: Globoplay.