Estão atualmente em cartaz nos palcos brasileiros pelo menos seis espetáculos biográficos que homenageiam personalidades marcantes da cultura nacional. Do maestro soberano Tom Jobim à rainha do rock Rita Lee, passando pelo poeta Carlos Marighella e o fundador da “Deixa Falar”, Ismael Silva, as peças mergulham nas histórias de vida que moldaram o Brasil.

+ Leia Também + Filme sobre Cacá Diegues estreia em Cannes 2025

Raul Seixas – O Musical

Foto: Dalton Valério

A peça recria uma noite de insônia em que Raul Seixas reflete sobre sua trajetória e compõe canções icônicas. Ao som de 21 músicas clássicas como “Maluco Beleza” e “Gita”, o espetáculo convida o público a mergulhar no universo do artista e sua “Sociedade Alternativa”. Bruce Gomlevsky interpreta Raul. Direção e dramaturgia de Leonardo da Selva.

Teatro D – Hotel Jaraguá, São Paulo – Informações e ingressos AQUI.  

Tom Jobim – O Musical

Foto: Caio GalucciCom direção de João Fonseca e texto de Nelson Motta e Pedro Brício, o musical percorre momentos marcantes da vida de Tom Jobim. Em clima leve e emocionante, o público revive canções que moldaram a identidade nacional. A superprodução destaca a genialidade do maestro e compositor que marcou gerações.

Teatro Villa-Lobos, São Paulo – Informações e ingressos AQUI.

Professor Samba – Uma Homenagem a Ismael Silva

Cena do espetáculo “Professor Samba: uma homenagem a Ismael Silva”. Foto: Ernani Pinho

Indicado ao Prêmio Shell, o espetáculo revisita a história de Ismael Silva, pioneiro do samba e fundador da “Deixa Falar”. Com direção de movimento de Édio Nunes e Milton Filho, a peça mistura teatro e roda de samba, com participação especial de integrantes de escolas cariocas a cada sessão. Em cartaz nas quartas de maio no Teatro Fashion Mall.

Teatro Fashion Mall (Sala Rosamaria Murtinho), Rio de Janeiro – Informações e ingressos AQUI.

Rita Lee – Uma Autobiografia Musical

Foto: Cauê Moreno

Baseado no livro autobiográfico da cantora, o musical narra com franqueza os altos e baixos da carreira de Rita Lee. Em cena, Mel Lisboa revive episódios marcantes com irreverência e emoção, de Mutantes à prisão em 1976, dos discos clássicos ao ativismo. Um ano em cartaz, sucesso absoluto de público no Teatro Porto Seguro.

Teatro Porto Seguro, São Paulo – Informações e ingressos AQUI.

Mário Negreiro

Foto: Marcelle Cerutti

A montagem leva o ator Anderson a uma jornada em São Paulo em busca de Macunaíma, até o dia da morte de Mário de Andrade. Por meio de rituais e projeções visuais, o espetáculo apresenta Mário Negreiro, figura entre o modernismo e o folclore. Com sessões gratuitas no TUSP, é um encontro teatral com a alma da cidade e do autor.

TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo, São Paulo – Informações e ingressos AQUI.

Marighella – O Homem que Não Tinha Medo

Pietro Cadete e Fábio Neppo vivem Marighella no teatro. Foto: Divulgação

A peça apresenta um Marighella multifacetado: poeta, militante, pai. Com dramaturgia potente e disputas simbólicas entre Jorge Amado e Fidel Castro, a obra rompe o formato biográfico tradicional. Pietro Cadete e Fábio Neppo se revezam no papel. Direção de Allan Oliver, em cartaz no Teatro Paiol Cultural até junho.

Teatro Paiol Cultural, São Paulo – Informações e ingressos AQUI.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile