Curitiba sedia, entre os dias 23 e 25 de maio, a primeira edição do Festival Gondwana. A programação reúne artistas africanos e brasileiros em apresentações que celebram a ancestralidade e projetam o futuro sob uma perspectiva intercultural.

Com direção geral de Stephanie Fernandes, da Ventania Produções, e curadoria de Amanda Kissua, o evento oferece shows, dança, contação de histórias com griôs, palestras e performances em diversos espaços da cidade.

+ Leia Também + As alucinações sonoras de Jocy de Oliveira 

A abertura será no Teatro Regina Vogue, com uma palestra sobre afrofuturismo com enfoque em pessoas com deficiência (PCDs). Em seguida, acontecem apresentações solo de seis artistas – quatro migrantes africanos e dois brasileiros – em canto, dança e poesia oral. As performances prestam homenagem às tradições culturais de Angola, Benin, Guiné-Bissau, Congo, Nigéria, Senegal e Cabo Verde.

No segundo dia, o público acompanhará uma performance coletiva com os seis artistas, que compartilham diferentes expressões culturais em uma única cena. Logo após, será apresentada a Mostra Infantil Wanapia, com crianças e adolescentes pretos – migrantes, filhos de imigrantes e brasileiros – entoando cantos tradicionais africanos em línguas originárias.

O encerramento será no Dia da África, 25 de maio, com um almoço cultural na Soma Galeria. O evento reunirá artistas, público e comunidades para um buffet africano de confraternização.

O futuro é intercultural” é o lema do festival Gondwana. Foto: Tangana Magazine/ Reprodução

Mais do que uma celebração artística, o Festival Gondwana se propõe a criar um elo entre passado e futuro, inspirado no princípio Sankofa, da cultura Akan de Gana. O símbolo representa a importância de revisitar as origens para seguir adiante.

O futuro é intercultural” é o lema do evento, que afirma a relevância das trocas culturais entre Brasil e África em um contexto contemporâneo.

Festival Gondwana – 1ª edição
Onde: Teatro Regina Vogue (Shopping Estação – Curitiba/PR) e Soma Galeria (25/05)
Quando: 23, 24 e 25 de maio de 2025
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – ingresso único válido para os três dias
Mais informações: Programação completa nas redes sociais do festival

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile