Reflexões sobre as conexões entre música e filosofia estão no centro do livro Música Só – Uma Travessia Filosófica entre a Europa e o Brasil, do cantor, compositor e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Henry Burnett. O lançamento acontece neste sábado, 17 de maio, a partir das 15h, na Livraria Simples, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Obra reúne textos de Henry Burnett sobre Nietzsche, Adorno, Mário de Andrade e a canção popular

+ Leia Também + Apaixonado, Hermeto Paschoal apresenta show inédito em São Paulo

A publicação reúne 18 ensaios escritos ao longo de mais de dez anos. Neles, Burnett propõe aproximações entre a música erudita e a popular, além de conexões entre a filosofia europeia e a cultura brasileira. O prefácio é assinado pelo professor Jorge de Almeida, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

“Nos ensaios deste livro, o leitor encontra um novo capítulo de uma bela tradição, capaz de aproximar filosofia europeia e cultura brasileira, música séria e canção popular”, escreve Almeida.

O evento de lançamento contará com uma conversa entre o autor e o professor Celso Favaretto, da Faculdade de Educação da USP. Haverá também uma apresentação musical com Burnett e grupo.

A filosofia de Theodor Adorno e a música em análise. Foto montagem/Unesp

Filosofia e canção

Com 344 páginas, Música Só discute temas como a visão do filósofo Friedrich Nietzsche sobre música, as ideias de Theodor Adorno e a relação do escritor Mário de Andrade com a Alemanha. Textos sobre Arnaldo Antunes, João Gilberto, Gilberto Gil e Roberto Carlos também compõem o volume.

João Gilberto, segundo à esquerda, e Gilberto Gil, no canto direito, são temas de ensaios no livro Musica Só. Foto: Agência Globo/ Reprodução

Além dos ensaios principais, o livro traz três textos adicionais. Um deles é a resenha do livro O Tropo Tropicalista, de João Camillo Penna. Os outros são o texto da aula inaugural de Burnett na Unifesp, em 2019, e um depoimento sobre Antonio Candido.

Em entrevista à Edusp, Burnett relembrou suas primeiras experiências com a música popular. Segundo ele, o impulso criativo surgiu de forma intuitiva, ainda na adolescência. Com o tempo, a filosofia se tornou parte de seu percurso, influenciando sua produção acadêmica e artística.

“Tentei desde os primeiros esboços de trabalhos acadêmicos aproximar essas duas formas de criação, a composição e a pesquisa”, declarou.

Música Só – Uma Travessia Filosófica entre a Europa e o Brasil

Onde: Livraria Simples (Rua Rocha, 416a, Bela Vista, São Paulo)
Quando: Sábado, 17 de maio, às 15h
Quanto: Entrada gratuita

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile