Depois de sete anos sem se apresentar na capital gaúcha, Renata Sorrah volta aos palcos de Porto Alegre com a Cia Brasileira de Teatro. A atriz protagoniza o espetáculo Ao Vivo [Dentro da Cabeça de Alguém], que será encenado nos dias 4 e 5 de junho, às 20h, no Teatro Simões Lopes Neto. A montagem integra a programação do 19º Festival Palco Giratório Sesc e tem direção e dramaturgia assinadas por Marcio Abreu.
+ Leia Também + Manifesto de Esperança – Crítica da peça Ao Vivo [Dentro da Cabeça de Alguém]
Inspirado livremente em A Gaivota, clássico de Anton Tchekhov, o espetáculo estreou em 2024, em São Paulo, e teve recente participação na 33ª edição do Festival de Curitiba. Esta é sua primeira apresentação no Rio Grande do Sul.
Em cena, Renata revisita sua própria trajetória artística, relembrando uma montagem de A Gaivota da qual participou na década de 1970. A partir dessa memória, o espetáculo propõe um mergulho sensível em temas como tempo, subjetividade, imaginação e arte.
A proposta da encenação é apresentar uma experiência teatral que entrelaça vídeo, som, movimento e presença. O público é convidado a acessar, como num devaneio, o interior da mente de uma artista que rememora fragmentos de sua vida e do país. Com texto original, a dramaturgia investiga as relações entre sonho, memória e identidade.
+ Leia Também + Renata Sorrah fala sobre Vale Tudo e pela da CIa. Brasileira de Teatro
Além de Renata Sorrah, estão no elenco Rodrigo Bolzan, Rafael Bacelar, Bárbara Arakaki e Bixarte. A criação é coletiva, articulada a partir das investigações artísticas da Cia Brasileira de Teatro sobre a realidade brasileira e a subjetividade contemporânea. A montagem também se constrói como uma ficção sobre uma possível biografia de uma mulher artista, evocando imagens pessoais e coletivas da história recente do Brasil.
Ao Vivo [Dentro da Cabeça de Alguém]
Onde: Teatro Simões Lopes Neto – Porto Alegre (RS)
Quando: 4 e 5 de junho de 2025, às 20h
Quanto: Entrada gratuita mediante retirada antecipada de ingressos pelo site do Sesc/RS