O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), em Olinda, recebe a exposição “Trajetos Poéticos”, que cruza os caminhos da arte e da ferrovia para contar parte da história cultural do Estado. A mostra, que tem inaugurou nesta quinta-feira (22), na Galeria Tereza Costa Rêgo, apresenta conexões entre o universo ferroviário e a obra de artistas pernambucanos como Manuel Bandeira, Ascenso Ferreira, Luiz Gonzaga e Solano Trindade. A visitação é gratuita e segue até 31 de julho.
+ Leia Também + Brasil passa a ter um dia nacional do Brega
A ação, idealizada pela Estação Capiba – Museu do Trem (MUTRE), tem caráter itinerante e propõe um olhar poético e histórico sobre os trilhos que marcaram o desenvolvimento do Brasil. Na montagem, elementos ferroviários e a produção artística se entrelaçam, revelando como o transporte sobre trilhos permeou a vida e a sensibilidade desses artistas.
Além de poesias, músicas, biografias e ensaios, o público poderá ver de perto apitos, sinos, relógios, faróis de querosene da locomotiva Maria Fumaça e outros itens do acervo do MUTRE, conectando o passado ferroviário ao imaginário popular nordestino.
A mostra convida à reflexão sobre o tempo e seus desdobramentos, destacando quatro realidades distintas que se entrelaçam pela arte e pela memória coletiva. A exposição busca, assim, preservar elementos materiais e imateriais da história ferroviária do Estado, colocando-os em diálogo com a produção cultural.
História do MAC-PE

O espaço que acolhe a mostra também carrega história: o MAC-PE foi inaugurado em 1966 e funciona em um edifício tombado pelo Iphan, que já foi sede da Câmara e Cadeia Pública de Olinda e prisão da Inquisição. Atualmente, o museu abriga mais de quatro mil obras de arte de nomes como Portinari, Di Cavalcanti, Djanira, Wellington Virgolino, Francisco Brennand, entre outros.
A Galeria Tereza Costa Rêgo, onde está instalada a exposição, integra o complexo cultural do museu e é dedicada a exposições temporárias. Com a curadoria da equipe da Estação Capiba, “Trajetos Poéticos” reforça o papel da arte na preservação da memória e convida os visitantes a uma viagem sensível por trilhos, tempos e palavras.
SERVIÇO
Exposição “Trajetos Poéticos”
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco – Galeria Tereza Costa Rêgo (Anexo)
Rua Treze de Maio, nº 123, Varadouro – Olinda/PE
Quando: De 22/05/25 até 31/07/25
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Quanto: Entrada gratuita