Em uma ação criativa com os fãs, a banda mineira Lagum “escondeu” fitas cassetes com faixas inéditas do novo álbum, As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo, em dez cidades brasileiras. A proposta é fazer com que os admiradores saiam das telas e olhem para o mundo ao redor, em sintonia com a mensagem do novo trabalho.
+ Leia Também + Como foi o show dos Pretenders em Curitiba
A distribuição aconteceu no sábado, 24 de maio, em pontos turísticos de Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, São Luís, Brasília, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Belo Horizonte. Cada fita continha uma das faixas do disco e foi escondida em locais públicos, com pistas divulgadas nas redes sociais da banda.
A ideia era criar uma espécie de “caça ao tesouro”. Os primeiros fãs que encontraram as fitas tiveram acesso exclusivo a uma faixa do disco, três dias antes do lançamento oficial, marcado para a terça-feira, 27 de maio. No Instagram, a banda publicou um mapa com as localizações e imagens das fitas escondidas.
A ação se conecta à proposta do novo álbum, que convida o público a sair do piloto automático e vivenciar o agora com mais presença. Um gesto simbólico da Lagum, que busca traduzir a literalidade da vida por meio da arte e da conexão direta com seus fãs.
Lagum
Formada em 2014 em Minas Gerais, a Lagum é composta por Pedro Calais (voz), Zani (Otavio Cardoso) e Jorge (Glauco Borges) nas guitarras, e Chico (Francisco Jardim) no baixo. A banda ganhou projeção nacional com o hit “Deixa”, do disco de estreia Seja o Que Eu Quiser (2016), e consolidou seu nome com trabalhos como Coisas da Geração (2019) e Memórias (De Onde Eu Nunca Fui) (2022), este último indicado ao Grammy Latino.
A trajetória da Lagum também foi marcada pela perda do baterista Tio Wilson (Breno Braga), em 2020. O luto virou força criativa no disco Memórias, que eternizou as últimas gravações do músico. Em 2023, a banda lançou o EP FIM, o álbum Depois do Fim e o registro ao vivo Lagum Ao Vivo, gravado no Espaço Unimed, em São Paulo.
Reconhecida por sua liberdade estética, a Lagum mistura rock, pop, reggae, indie e outros gêneros com autenticidade. Em 2024, lançou o projeto de carnaval Lagum na Avenida, que arrastou mais de 200 mil foliões em Belo Horizonte entre as edições de 2024 e 2025.
Ficha Técnica
As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo
Produção: Lagum e Paul Ralphes
Mixagem: João Milliet
Masterização: Carlos Freitas
Engenharia de Gravação: Victor Amaral (Victão) e Rodrigo Aires (Grilo)
Músicos convidados: Glauco Mendes, Rodrigo Tavares e Felipe Pacheco
Gravado em: Ilhota Estúdios