A exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado, será aberta nesta sexta-feira (30) na Casa Firjan, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A mostra marca a primeira exibição do fotógrafo no Brasil após sua morte, ocorrida na semana passada.
+ Leia Também + Morre Sebastião Salgado, o mais importante fotógrafo brasileiro
Planejada ainda em vida pelo artista, a exposição ganhou novo significado com sua partida recente. Em nota, a Casa Firjan afirmou:
“Fomos surpreendidos e profundamente entristecidos com a notícia da morte de Sebastião Salgado. Originalmente, nosso objetivo era celebrar a genialidade de Salgado em vida. Agora, essa exposição ganha um significado ainda mais profundo: uma homenagem a esse grande homem, profissional e ativista que deixou um legado incomparável para a arte e para a consciência social.”
Retrato da dignidade no trabalho
A mostra reúne 149 fotografias clicadas entre 1986 e 1992 em diferentes partes do mundo. As imagens retratam formas tradicionais de trabalho manual, da cana-de-açúcar no Brasil ao garimpo de Serra Pelada, passando pela pesca artesanal na Sicília e as barragens na Índia.
“Eu tinha que prestar homenagem a esse trabalho que estava em meu coração”, declarou Salgado sobre a série. “Era a razão do meu ativismo político e do que acreditava ser o mundo da produção.”
Para os organizadores, a exposição instiga reflexões sobre o futuro do trabalho em tempos de transição tecnológica. Segundo a curadoria:
“A exposição provoca uma reflexão profunda sobre o significado do trabalho para nós na atualidade. Em um contexto de rápidas transformações, Trabalhadores nos estimula a revisitar o passado para compreender as mudanças que moldam o presente e o futuro.”
Um olhar que mudou o mundo
Com curadoria e design de Lélia Wanick Salgado, viúva do fotógrafo, a mostra dialoga com os programas da Casa Firjan sobre a Nova Economia. Ao abordar a ruptura entre o trabalho manual e os novos modos de produção, a exposição convida o público a pensar seu papel nas transformações sociais e econômicas do século XXI.

O retorno da série ao Rio de Janeiro, após mais de duas décadas, reforça a importância histórica e poética da obra de Salgado. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, até 21 de setembro.
Com informações da Agência Brasil
Trabalhadores – Fotografias de Sebastião Salgado
Onde: Casa Firjan – Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, Rio de Janeiro
Quando: de 30 de maio a 21 de setembro de 2025, segunda a sexta, das 9h às 18h30
Quanto: Entrada gratuita