Por Pedro Brodbeck da Agência Estadual de Notícias

Na linguagem popular, quando alguma coisa é orquestrada, significa que ela foi muito bem organizada, pensada nos mínimos detalhes. A expressão se remete justamente às orquestras musicais, que reúnem instrumentos variados, tocados de forma harmoniosa, mesmo sendo executados por algumas dezenas de pessoas.

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E para atingir essa harmonia, a organização é imprescindível. Por isso, na data em que se celebra os 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), músicos e o maestro do corpo artístico ajudam a explicar como uma orquestra é formada, seguindo uma organização pré-definida, mas que pode ser adaptada conforme a peça a ser executada ou o espaço onde o concerto é apresentado. A reportagem faz parte da série especial produzida pela Agência Estadual de Notícias (AEN) sobre os 40 anos da OSP.

Ensaio da Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro Guaira. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

“A orquestra sinfônica é uma das maiores representações de uma interação, de uma integridade não só musical, mas também como humanidade. São pessoas que se juntam para fazer música e constroem uma relação muito bonita e significativa que exige, em primeiro lugar, uma disciplina muito grande”, afirma o maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná, Roberto Tibiriçá.

As orquestras são compostas por três famílias ou naipes instrumentais: as cordas, o sopro – que se divide entre os instrumentos de madeira e os de metal – e a percussão. Cada naipe tem uma disposição no palco, de acordo com a frequência do som que chegará à plateia. Ao redor do maestro que rege os músicos estão as cordas. Os sopros de madeira ficam logo atrás, funcionando como uma ligação entre as cordas e os metais. No fundo, fica a família da percussão, com som mais forte.

Atualmente, a Orquestra Sinfônica do Paraná conta com 73 músicos, mas ela pode reduzir ou aumentar de tamanho conforme a peça que será executada. Um exemplo é a “Sinfonia nº 2” de Gustav Mahler, que será apresentada na próxima semana em celebração aos 40 anos da OSP. O palco do Guairão vai receber quase 200 músicos, sendo 110 instrumentistas e um coro de 80 vozes.

“O tamanho da orquestra é relativo ao compositor, à obra que vai ser executada e, às vezes, tem relação ao teatro em que se apresenta”, explica Tibiriçá. “Os compositores russos e franceses, principalmente, usam uma orquestra maior. Já Mozart, Heiden e Beethoven, na sua primeira fase, usam uma orquestra menor, que chamamos de orquestra clássica, de 40 músicos”.

Alexandre Brasolin, violinista da OSP e maestro convidado nos concertos do projeto Guaíra para Todos, cita alguns exemplos. “Se vamos fazer um Mozart, usamos uma média de 40 a 50 músicos. Agora, se for fazer um Tchaikovski já sobe para uns 80 ou 90 músicos. Se vai fazer um Mahler ou um Richard Strauss, pode passar de 100 músicos. Grandes orquestras podem chegar 120 músicos, dependendo do repertório, do compositor e da época em que a peça foi composta”, conta.

Ele ressalta que, ao surgirem na Europa no período barroco, no século XVII, as orquestras não eram muito numerosas. “Elas surgiram nos castelos, tocando para os reis ou nas igrejas. Basicamente foi Beethoven que aumentou as orquestras, já no século XVIII, fazendo composições mais pesadas e acrescentando instrumentos. Ele colocou mais sopros, mais percussão e, com isso, teve que aumentar as cordas para equilibrar”, explica.

“A orquestra começou então a ganhar mais força sonora e os compositores também ampliaram suas composições. Quando chegou ao começo do século XX, havia praticamente uma competição de compositores para ver quem compunha para orquestras maiores”, complementa Brasolin.

Família das cordas

Na disposição da orquestra, a família dos violinos e cordas fica à frente no palco. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

Formada pelos primeiros e segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos – às vezes também pela harpa e o piano –, a família das cordas é a mais numerosa em uma orquestra e funciona como uma cama que dá base à composição. Os instrumentos geralmente tocam em uníssono a mesma melodia, mas dependendo da peça musical, também têm seus momentos solos.

“Dependendo do compositor, há momentos em que se abre a harmonia, a melodia pode estar nos violoncelos ou nos violinos, enquanto os outros fazem a harmonia ou outro desenho”, explica Brasolin.

Na disposição da orquestra, é a família que fica à frente no palco, ao redor do maestro, dentro de uma gradação que inicia com os instrumentos mais agudos até os mais graves: primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixo.

“As cordas ficam na frente porque tem um som mais baixo para competir com os metais e a percussão”, ressalta o músico.

Família da percussão

As orquestras são compostas por três famílias ou naipes instrumentais: as cordas, o sopro e a percussão. Foto: Kraw Penas/SECC

A percussão é a turma do fundão da orquestra, pela força sonora dos instrumentos. É a que tem o maior número de instrumentos: tímpano, bumbos, caixas, prato, triângulo, xilofone, marimba, chocalhos, entre outros.

O tímpano é o instrumento de percussão base em uma orquestra. Já os instrumentos de teclado da percussão, como o xilofone e a marimba, são tocados com até seis baquetas.

“Na orquestra, o percussionista acaba se tornando um múltiplo instrumentista”, explica Márcio Szulak.

Família do sopro

Logo na sequência no palco está a família do sopro, que é dividida em duas: as madeiras e os metais. Formado pelas trompas, trompetes, trombones e tubas, os metais são os instrumentos com mais potência sonora.

O naipe das madeiras é formado pela flauta, oboé, fagote e clarinete. Por terem um timbre mais adocicado, ficam no meio da orquestra e servem como elo entre cordas e metais.

“Os compositores adoram fazer essa mistura de timbres entre os metais, as madeiras e as cordas, que formam a cama para os sopros deitarem”, diz o flautista Sebastião Interlandi Junior.

O maestro e o spalla

O maestro é o condutor da orquestra. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

O maestro conduz a orquestra para garantir que os músicos toquem em sintonia. A mão direita dá andamento; a esquerda, a expressividade. A batuta ajuda os músicos a enxergar melhor os gestos do regente.

Outra figura importante é o spalla, o primeiro violinista, que lidera a afinação da orquestra no palco. Ele também influencia na execução dos arcos dos violinos e na uniformidade visual do concerto.

Concertos comemorativos

Esta reportagem integra a série especial da Agência Estadual de Notícias (AEN) pelos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná. Criada em 1985, a OSP é hoje um dos principais conjuntos sinfônicos do país.

Para celebrar a data, a orquestra apresenta a “Sinfonia nº 2” de Gustav Mahler nos dias 28 e 29 de maio e 1º de junho, sob regência de Roberto Tibiriçá. Uma websérie documental também será lançada nos canais do YouTube do Instituto de Apoio à OSP e do Teatro Guaíra.

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Sandro Moser é jornalista e escritor.

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